Cicatriz de acne: tudo sobre como tratar.

Mulher com cicatriz de acne - Dra. Sarah Brasil dermatologista de Belém do Pará

A cicatriz de acne é uma das complicações mais comuns para quem possui muitas espinhas. A má notícia para quem sofre com o problema é: qualquer tipo de espinha, mesmo que não pareça necessariamente grave, pode levar ao surgimento de cicatrizes. Tudo depende dos cuidados que tomamos com a pele e como iniciamos o tratamento.

Mas ainda temos várias boas notícias (que você vai entender melhor ao longo deste artigo): existem tratamentos bastante eficientes para eliminar ou melhorar significativamente essas imperfeições. Sabemos que a cicatriz é uma grande inimiga para a autoestima e a autoimagem do paciente. Por isso, encontrar a melhor abordagem terapêutica ajuda a proporcionar mais qualidade de vida.

Entenda como as cicatrizes surgem e de que forma conseguimos solucioná-las da melhor maneira, aderindo aos tratamentos estéticos.

O que é a acne?

Que tal começarmos pela raiz do problema, ou seja, pelo que antecede o surgimento da cicatriz? A acne é uma condição cutânea extremamente comum, que afeta as glândulas sebáceas e gera pequenos “pontos” na pele. Em alguns casos, o local pode até inflamar e desencadear as espinhas inchadas, avermelhadas e com pus.

O processo inflamatório acomete mais os adolescentes e as mulheres durante certas etapas do ciclo menstrual. Mesmo que seja conhecida principalmente por aparecer no rosto, a acne pode atingir costas e peito também.

Existem diversos graus de doença de acordo com a sua gravidade. Certos pacientes, por exemplo, possuem a condição no grau I, somente com alguns cravos na pele. Outros possuem uma combinação de cravos e espinhas pequenas (grau II) ou até lesões dolorosas (grau III).

Como surge a cicatriz de acne?

Nem todo mundo com pele acneica chega a ter cicatriz de acne, mas é uma complicação bastante recorrente. Acontece com maior frequência em quem possui cistos e lesões, que eventualmente “estouram” e deixam marcas na pele. No rosto, elas ficam ainda mais evidentes por conta da ação dos raios solares.

Quem arranha ou mexe nos nódulos e lesões acneicas também tem chances bem maiores de adquirir as cicatrizes. Por isso, é importante seguir o tratamento corretamente e evitar esse comportamento.

Assim como a acne, as cicatrizes são categorizadas segundo o quadro de gravidade. Algumas pessoas, por exemplo, só apresentam depressões pequenas na pele, como se ela fosse perfurada por um objeto pontudo. Outras têm grandes partes de pele com tecido cicatricial.

Tipos de cicatriz

A cicatriz de acne é classificada de acordo com a sua gravidade e extensão. Conforme os parâmetros estabelecidos, conseguimos determinar o melhor tratamento e até ajudar o paciente a prevenir o surgimento de novas marcas. As principais delas incluem:

●        Atróficas: ocorrem com a perda de tecido no local da espinha ou cravo. Como resultado, a pessoa apresenta pequenas depressões, como “furinhos” na pele.

●        Hipertróficas: são pequenas e elevadas, restringem-se ao local da acne, entretanto, possuem aspecto mais avermelhado.

●        Queloides: são altas e vermelhas e estendem-se além do lugar onde existia acne.

As queloides são aquelas de mais difícil tratamento e requerem mais atenção. 

Mulher com cicatriz de acne colocando ácido na pele - Dra. Sarah Brasil dermatologista de Belém do Pará

Tratamentos para cicatriz de acne

A dermatologia e a estética estão avançando cada vez mais no tratamento de cicatriz de acne. Nos casos mais graves, os variados tipos de tratamento ajudam a amenizar as marcas e deixá-las quase imperceptíveis. Em outras situações, há métodos que permitem que a cicatriz praticamente desapareça.

O mais usual é combinar técnicas para conseguir suavizar o aspecto da cicatriz. Para começar, o paciente passa por uma avaliação, com o intuito de definir o grau de acne. É importante ser realista com as limitações do tratamento cosmético, já que os indivíduos com graus avançados dificilmente conseguirão que o problema suma completamente.

Quer entender exatamente o que conseguimos com os tratamentos contra a acne e as suas marcas? Separamos alguns dos mais procurados abaixo, para que você compreenda.

Cremes e loções para acne

Existem alguns produtos que os dermatologistas indicam para tratar a acne. No entanto, os cremes e as loções raramente surtem efeito duradouro nessa condição inflamatória. Essas alternativas servem como suporte ao tratamento estético, além de diminuírem a oleosidade da pele e ajudarem a impedir o aparecimento da acne novamente.

O uso de sabonetes especiais também contribui para melhorar a pele, garantindo que haja menor oleosidade e evitando alergias. Alguns deles utilizam ácido salicílico, substância com ação adstringente. Associar uma rotina de skincare (limpeza da pele) à aplicação de cremes dermatológicos é primordial para evitar uma pele excessivamente oleosa ou muito ressecada.

Na dúvida, vale a pena perguntar a um especialista da estética quais são os produtos mais recomendados para cada tipo de pele.

Dermoabrasão para tratar cicatriz de acne

Esse é um procedimento não cirúrgico para cicatriz de acne que usa uma agressão controlada para esfoliar a pele. Dessa forma, estimulamos a regeneração da epiderme, eliminando as células mortas da superfície cutânea. A metodologia auxilia na redução de depressões e irregularidades causadas pelo tecido cicatricial ao longo dos próximos dias.

Para realizá-lo, é necessária a aplicação de analgesia local. Com isso, a região fica adormecida e o paciente só experimenta um leve desconforto durante a técnica.

Dependendo do grau de danos que a região sofreu, é possível precisar de mais de uma sessão de aplicação pelo dermatologista ou especialista da estética. Em geral, essa medida é mais indicada para peles bem lesionadas.

Microagulhamento para acne (MMP – microinfusão de medicamentos na pele)

O equipamento de microagulhamento desenvolve microrupturas na pele, com o objetivo de gerar uma resposta inflamatória do organismo. Mas não se preocupe, porque o procedimento não tem como intenção prejudicar, mas sim fazer com que o corpo repare essa pele danificada.

Assim, a região forma novas fibras de colágeno e elastina, que promovem melhorias no aspecto da cicatriz e rejuvenescem a pele. Frequentemente, aliamos o microagulhamento a alguns tipos de peeling, visando reparar ainda mais o tecido.

Combate à cicatriz de acne usando laser

O laser é uma das técnicas mais eficazes para tratar a cicatriz de acne. Usamos lasers ablativos – que consiste na técnica de resurfacing, ou seja, destruir a camada superficial da pele a fim de estimular a sua renovação – para alcançar o local afetado com mais precisão. Durante a aplicação, o especialista em estética consegue realizar minúsculas lesões cutâneas nas camadas mais superficiais. É isso que estimula a cicatrização e a regeneração do tecido.

Por ser bastante preciso, o equipamento de laser atinge somente a região que recebe o tratamento. A pele saudável ao redor não é afetada. A técnica também estimula a produção de colágeno, que deixa o local mais firme, liso e uniforme, com aspecto jovial.

Em alguns casos, o médico pode sugerir a aplicação em áreas mais amplas da pele, para conseguir tratar as cicatrizes e combater a flacidez e o envelhecimento do rosto.


Marque uma Avaliação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima