Olheiras: é possível se livrar delas. Saiba como!

Mulher bonita apontando para suas olheiras que serão tratadas - Dra. Sarah Brasil - Dermatologia

As olheiras dão aquela aparência cansada que nenhuma mulher gosta. Engana-se quem pensa que elas só acontecem depois de noites mal dormidas. Muitas pessoas acordam com essas marcas abaixo dos olhos mesmo depois de uma boa noite de sono. 

Para evitar ficar exagerando na maquiagem diariamente, o ideal é procurar tratamento com dermatologistas. A boa notícia é que os tratamentos são extremamente eficientes e podem até ajudar a rejuvenescer. 

Quer entender exatamente de onde vêm o problema e como tratá-lo para ficar com uma aparência mais saudável e jovial? Entenda tudo no artigo abaixo. 

O que causa olheiras? 

Existem alguns fatores que levam ao surgimento de olheiras. A fadiga ou falta de sono é um dos mais conhecidos. Isso acontece porque quando estamos excessivamente cansados a pele fica mais pálida e transparente, permitindo que vasos sanguíneos localizados sob os olhos fiquem aparentes. 

Quem é mais velho também percebe uma formação mais frequente de olheiras. Conforme envelhecemos a pele fica mais fina e ocorre acúmulo de gordura nessa região. O tecido também fica menos elástico e a flacidez deixa os olhos com a aparência mais cansada. 

Até a desidratação é um motivo para os círculos escuros aparecerem na região subocular! Isso acontece porque o local fica ressecado e a pele mais próxima do osso. Então já temos uma dica para prevenir o problema: mantenha-se sempre bem hidratado. 

Tipos de olheiras

Tipos de olheiras diferentes exigem tratamentos diferentes. Por isso, saber qual está te afetando no momento ajuda a definir o que fazer na clínica de estética. Confira os principais abaixo. 

Hiperpigmentada

É o tipo mais comum e aparece com tons amarronzados ao redor dos olhos. Elas surgem por causa do acúmulo de substâncias pigmentadas na região, como a melanina. O problema é mais comum em peles morenas e negras pela quantidade de melanina ser naturalmente mais alta, porém também é sinal de inflamação. 

Os alérgicos também sabem como a região em volta dos olhos fica escura durante uma crise!

Profunda

Algumas pessoas possuem a região abaixo dos olhos mais “baixa” desde o nascimento. Dessa forma, parece que estão sempre com olheiras, mesmo depois de uma noite de ótimo sono. O motivo da olheira profunda é genético, mas ela fica ainda mais evidente quando está combinada com uma das causas que mencionamos neste tópico. 

Mesmo quem tenta tratar o problema do tipo profundo, com cremes, hidratação e alimentação, perceberá pouco ou nenhum resultado. Elas só são solucionadas com preenchimento de ácido hialurônico, mas explicaremos isto melhor mais à frente. 

Vascular

Sabia que a região abaixo dos olhos possui milhares de pequenos vasos sanguíneos? Por ser uma parte do rosto bastante vascularizada, pequenas alterações geram um efeito bem marcante. Isso pode acontecer quando há um aumento de vascularização ou congestão nesses vasinhos. 

Alguns eventos que causam dilatação ou rompimento desses vasos incluem: 

  • Alergias e processos inflamatórios; 
  • Coçar a região com muita frequência; 
  • Ficar sem dormir. 

Mista

Ocorre por uma combinação dos tipos já mencionados. Quando a pessoa não busca tratamento, suas olheiras podem tornar-se crônicas, um problema que retorna corriqueiramente e é ainda mais difícil de resolver. 

Existem tratamentos para o problema?

Esse problema pode ser minimizado com diversos tipos de tratamentos, tudo depende de sua causa. Algumas mudanças no dia a dia já ajudam a diminuir essas marcas, como manter a região abaixo dos olhos hidratada, dormir bem e evitar o estresse. 

No entanto, o mais comum é que o problema seja crônico. Portanto, o escurecimento da região em torno dos olhos é uma questão recorrente, que a mulher precisa enfrentar diariamente. Quando isso acontece, somente procedimentos estéticos realizados por um dermatologista podem trazer alívio. 

Tratamento para olheiras com dermatologista

Uma dermatologista em sua clínica consegue tratar boa parte dos casos de olheiras. Confira os tratamentos mais comuns, seus benefícios e indicações de acordo com o tipo. 

Laser

O laser usado em clínicas de estética é atraído pelo pigmento da pele. Por isso, quando aplicado em olheiras hiperpigmentadas é um processo bastante eficiente e focado no problema. Assim, ele dissipa a cor exagerada para trazer um aspecto mais claro à pele do local. 

Quem possui vasos sanguíneos em excesso abaixo dos olhos também aproveita os efeitos do laser. Sua energia é capaz de destruir os vasinhos mais finos ou dissipar o excesso de sangue que gera a pigmentação. 

Além disso, tratamentos usando laser permitem estimular a produção de colágeno e diminuir a flacidez. Ou seja, aproveitamos para rejuvenescer essa parte do rosto e conseguir um visual ainda mais agradável. 

Ultraformer 3

ultraformer 3 é um tipo de ultrassom microfocado que está revolucionando o mercado da estética. Utilizando o equipamento, o dermatologista consegue determinar a profundidade de ação do ultrassom para que seu efeito seja o mais eficiente possível. Além de estimular a circulação sanguínea da região, ele também melhora o tônus da pele. 

Portanto, é uma solução para quem desenvolveu olheiras por causa da idade ou de um processo de flacidez facial. Os efeitos são imediatos e a mulher consegue ver resultados incríveis a partir da primeira sessão. 

Isso tornou o ultraformer 3 o padrão ouro para tratamentos de olheiras em clínicas. 

Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

O preenchimento de olheiras é especialmente indicado para quem possui esse problema por causas genéticas. O ácido hialurônico é uma substância que nosso próprio corpo produz, portanto possui baixas chances de alergia ou rejeição. Ele hidrata a pele e traz mais elasticidade, combatendo também o processo de envelhecimento. 

Sua aplicação ocorre usando uma cânula fina para que ele comece a agir na região abaixo dos olhos. Quando usado corretamente, diminui a profundidade da olheira e também combate a hiperpigmentação.

O tratamento com preenchimento com ácido hialurônico precisará ser repetido rotineiramente para manter o visual.

Luz intensa pulsada

O tratamento com luz intensa pulsada, também conhecido como LIP, emite pulsos de luz que são absorvidos pela região hiperpigmentada. Assim, o dermatologista consegue dissipar esse excesso de pigmento para deixar a região mais clara. Ele também é excelente para o problema do tipo vascular. 

É possível configurar o aparelho de LIP para atingir somente a melanina ou hemoglobina (células do sangue). Ela age, inclusive, em pessoas com pele mais clara, algo que nem sempre é possível usando o laser.


Marque uma Avaliação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima