Sculptra

Dermatologista olhando rosto de paciente com lupa para fazer sculptra - Dra. Sara Brasil dermato

O sculptra funciona como um estimulador de colágeno, sendo desenvolvido para combater a perda dessa substância de forma eficiente. É comum que a renovação das células em nosso corpo fique cada vez mais lenta com o passar dos anos e o volume de colágeno, principal proteína estrutural da pele, começa a reduzir drasticamente a partir dos 25 anos.

O que é sculptra

O Sculptra atua em casos de flacidez e de rugas que se formam com o passar dos anos. Como forma de tratamento, ele é uma opção mais natural que outras técnicas de preenchimento injetáveis, implantes e injeções de gordura.

No tratamento, o dermatologista injeta uma substância sintética biocompatível chamada de ácido poli-L-láctico, que é completamente absorvida pelo organismo. Quando esse ácido é injetado na pele, algumas células são estimuladas a produzir uma inflamação controlada. Desse processo, resulta a progressiva formação de uma cápsula de colágeno em torno de cada molécula.
Após algum tempo, as partículas de ácido poli-L-láctico desaparecem restando a deposição aumentada de colágeno. A produção dessa substância é capaz de aumentar a espessura da pele, melhorando a estrutura da área a ser tratada, reduzindo a flacidez.

Quais células são estimuladas?

As principais células que são estimuladas pelo tratamento são:
• Fibroblastos: células que produzem o colágeno, responsável por manter a estrutura dos tecidos;
• Adipócitos: células responsáveis por armazenar gordura para o preenchimento da pele;
• Osteoclastos: células encarregadas de formar o tecido dos ossos.

Quando essas três células são estimuladas, o tratamento realiza uma reestruturação de toda a pele, sem alterar a fisionomia do paciente, o que é muito importante.

Quando o tratamento com sculptra é indicado?

O tratamento com o sculptra costuma ser indicado a partir dos primeiros sinais de flacidez na pele. Esses sinais geralmente se intensificam a partir dos 40 anos de idade, mas o tratamento também é capaz de tratar a flacidez que já está instalada, melhorando toda a estrutura da pele. O tratamento também é bastante utilizado no rosto para a harmonização facial, porém é possível realizá-lo também em outras áreas do corpo em que haja flacidez, como as coxas, o abdômen, braços e glúteos.

As pessoas que buscam o tratamento se beneficiam com o rejuvenescimento, a firmeza e o delineamento de sua pele. Mas lembre-se que, antes de optar pelo tratamento, uma avaliação deve ser feita para descobrir se este é adequado para você, como quando se toma um medicamento controlado. Todas as características individuais precisam ser discutidas com o dermatologista para a garantia de sua segurança.

Em quais áreas o tratamento se aplica?

O tratamento se aplica em diversas áreas, como:

• Rosto: a pele facial é beneficiada com maior firmeza, atenuando linhas de expressão, rugas e marcas que são indesejadas, porém adquiridas pela idade. Quando aplicado para definir o contorno do rosto, ele age devolvendo a jovialidade;
• Mãos;
• Colo;
• Braços: reduz a flacidez dos braços, eliminando o problema no famoso “músculo do tchau”;
• Abdômen;
• Coxas;
• Glúteos: auxilia tanto no aumento do volume dos glúteos, corrigindo desníveis, como nas celulites, e demais diferenças entre ambos.

Como a aplicação é feita?

Normalmente a aplicação do sculptra é feita no próprio consultório médico com o dermatologista. É feita uma aplicação de creme anestésico na região a ser tratada e as injeções são aplicadas em pontos específicos da pele. Durante as primeiras horas é comum que a pele fique inchada e vermelha, porém não há motivo para preocupação. Por ser um procedimento relativamente simples, os pacientes submetidos podem ir para casa no mesmo dia.

As aplicações são realizadas pelo dermatologista de acordo com a necessidade de cada paciente, já que o tratamento é injetado de maneira diferente quando comparado a outros preenchimentos. A aplicação é feita na derme profunda, camada intermediária da pele, com micropartículas de ácido poli-L-láctico (PLLA), que trabalham na reconstrução do colágeno perdido, fornecendo suporte estrutural para a pele.

O tratamento provoca uma ação inflamatória após sua aplicação. Dessa forma o organismo passa a produzir colágeno, fazendo com que o aspecto da pele na área onde foi tratada, como em rugas e regiões com flacidez, melhore naturalmente.

Quais são os resultados que se pode obter com o procedimento?

Como trata-se de uma bioestimulação, os resultados obtidos com o sculptra costumam demorar um pouco mais para surgirem. O tempo estimado para que as mudanças sejam perceptíveis é entre 3 a 6 meses e os efeitos podem durar por aproximadamente 2 anos.

A flacidez e as rugas são reduzidas com a reposição do volume, reestruturando a pele e favorecendo uma aparência natural e elegante.

Qual a quantidade ideal de sessões?

A quantidade ideal de sessões depende da necessidade de cada paciente e de uma avaliação médica feita pelo dermatologista, por isso não há um período estimado de duração. Indica-se que o paciente passe pelo dermatologista para saber qual a quantidade certa de sessões para cada caso, avaliando as áreas onde as aplicações serão feitas e qual a quantidade de produto que será utilizado.

Geralmente são realizadas de 3 a 5 sessões em intervalos de 30 a 60 dias entre elas. Já após 1 ano da última aplicação é necessário que o tratamento de manutenção seja iniciado.

Cada sessão de tratamento dura em média 30 minutos e o intervalo de cada aplicação precisa ser no mínimo de 30 dias.

Como a pele fica após a aplicação de sculptra?

Logo após a aplicação do sculptra, a pele finalizada costuma ficar bem avermelhada e com inchaço na região. É comum o surgimento de hematomas, porém em poucos dias já somem. A aplicação é simples, com recuperação rápida e sem alterar a rotina do paciente.

Cuidados que devem ser tomados após a aplicação

Logo após a aplicação, os dermatologistas recomendam massagear as áreas tratadas por pelo menos 5 minutos. Essa técnica é usada para evitar o surgimento de nódulos na região. Indica-se a massagem pelo menos 5 vezes ao dia durante uma semana. Evitar exposição ao sol durante o tratamento também é necessário.

Há contraindicações para o sculptra?

Mesmo sendo um procedimento seguro, há algumas contraindicações para o sculptra, assim como em outros procedimentos estéticos, sendo essas:

• Mulheres grávidas;
• Mulheres que ainda estão amamentando;
• Pacientes com distúrbios hemorrágicos e usuários de trombolíticos ou anticoagulantes;
• Pacientes com tendência à queloide ou cicatrizes hipertróficas;
• Os tratamentos que possuem preenchimento definitivo do rosto.

Procure um médico dermatologista de confiança para a realização do procedimento médico. Somente profissionais capacitados e especializados podem garantir a segurança e a eficácia do procedimento.

plugins premium WordPress
Rolar para cima