Rugas: um guia definitivo para o tratamento. 

Mulher fazendo tratamento estético facial contra rugas - Dra. Sarah Brasil dermatologista e esteticista de Belém - PA

As rugas são sinais do envelhecimento que causam verdadeiro temor, principalmente, entre as mulheres. O público feminino, em especial, foge ao máximo das consequências do tempo e tenta até ignorar a existência dessas linhas de expressão, mesmo quando os primeiros sinais começam a surgir. No entanto, essas marcas na pele são inevitáveis e, apesar de todas as rotinas de skincare, a ação do tempo pode ganhar parte do território facial, deixando rastros, como sulcos mais profundos.

No rosto, elas aparecem em regiões que se contraem naturalmente, para criar as expressões faciais. Portanto, quanto mais tempo vivemos, maiores as chances de que elas apareçam uma hora ou outra.

A boa notícia é que há tratamentos de estética facial eficientes, que ajudam a suavizar essas marcas indesejáveis. Quer entender melhor como elas surgem e os tratamentos mais usados? Continue a leitura.

O que são rugas?

Primeiramente, devemos entender o que são as rugas e, mais adiante, de que forma podem ser tratadas. Esse tipo de marca na epiderme está bastante relacionado ao envelhecimento. Conforme o tempo avança e o nosso corpo envelhece, a pele perde a sua elasticidade e fica mais fina e sensível.

Desse modo, os locais que se contraem com frequência acabam marcados com as tão temidas linhas de expressão. Quem passa muito tempo exposto ao sol sem protetor solar, por exemplo, está mais propenso ao surgimento precoce dessas marcas. Os raios solares aceleram o envelhecimento da pele.

É por isso que as áreas do corpo que ficam bem expostas, como os braços e as pernas, também podem desenvolver esse tipo de marca, bem como manchas e outros sinais de envelhecimento, além de câncer de pele.

Tipos de marcas

Essas alterações estéticas no rosto e no corpo são classificadas em:

1. Finas ou estáticas: marcas leves que surgem entre os 20 e 30 anos de idade. O aparecimento está associado à perda de colágeno desse ciclo da vida e à exposição excessiva solar;

2. Linhas de expressão dinâmicas: são aquelas que aparecem na faixa etária de 30 a 40 anos, de acordo com os movimentos faciais, não sendo visíveis com a pele em repouso;

3. Rugas profundas ou dinâmicas: nítidas mesmo com a face em estado relaxado. Comuns em pessoas com idade entre 40 e 50 anos;

4. Gravitacionais: acompanhadas da flacidez dos músculos, essas mudanças na pele mais fina ocorrem entre os 60 e 70 anos de idade, sendo bastante perceptível na área do pescoço, no colo e no terço inferior do rosto.

Principais causas

As linhas de expressão são resultados naturais do envelhecimento, mas alguns fatores de risco fazem com que elas surjam muito mais cedo. Confira os principais deles abaixo:

  • Exposição ao sol;
  • Fumo;
  • Desidratação;
  • Fatores genéticos.

O último tópico merece um destaque especial. Determinados fatores genéticos, como a cor da pele, também estão envolvidos no processo. A pele branca, por exemplo, que possui menor concentração de melanina e, consequentemente, menos fibras colágenas preservadas, está mais suscetível aos danos causados pela radiação solar e pela própria ação do tempo. Isso significa que, mesmo que você seja jovem com a cútis saudável e viçosa, nunca é cedo demais, para dar início aos cuidados. O acompanhamento com um dermatologista é essencial em todas as etapas.

Além de realizar o seu skincare diário, submeter-se a alguns dos tratamentos listados abaixo ajuda a estimular a formação de colágeno na pele. Sendo assim, conseguimos evitar a flacidez e o envelhecimento precoce.

É possível rejuvenescer e tratar as rugas?

Rejuvenescer é o sonho de qualquer um, incluindo sempre o benefício de se livrar das rugas. Logo, precisamos avisar que os tratamentos estéticos não operam milagres, isto é, nenhum deles deixará você com a pele de 20 anos atrás.

Entretanto, conseguimos obter ótimos resultados com o tratamento certo feito por um especialista experiente na área. Vale destacar que as medidas preventivas também são fundamentais nesse processo, já que cuidar bem da pele pode trazer vantagens excelentes em longo prazo.

Se você faz parte do grupo focado em procedimentos para o rejuvenescimento facial, acompanhe as dicas mais tecnológicas da área de estética que vamos compartilhar a seguir. O mais recomendado é que esse tipo de método estético venha em combinação com alguns cuidados básicos, tais como: evitar fumar; consumir bastante água, para otimizar os resultados; e manter o uso rotineiro de filtro solar.

Tratamento de estética facial

Quem trabalha no ramo da estética facial está sempre em busca de novas técnicas e atualizações cosméticas, para aplicá-las em sessões voltadas à amenização das marcas de expressão. Confira algumas das tendências mais procuradas no mercado e entenda como funcionam. 

1. Preenchimento com ácido hialurônico

O popular preenchimento com ácido hialurônico utiliza um ativo que já existe naturalmente no organismo, com a finalidade de repor as perdas caracterizadas pelos sulcos. O objetivo da aplicação é aumentar o volume na região, deixando as marcas de expressão cada vez menos evidentes.

Assim que a sessão termina, já é possível notar os resultados. No entanto, a aparência final fica mais perceptível após aproximadamente uma semana, quando o leve inchaço decorrente da aplicação desaparece. O procedimento não é invasivo e permite que a pessoa volte às atividades do cotidiano imediatamente.

Só lembre-se de que a substância está naturalmente presente no organismo, por isso, é reabsorvida com a ação do tempo. O efeito pode durar até 18 meses, a depender da região aplicada. Depois disso, é necessário agendar novas sessões, para manter a pele mais firme, macia, hidratada e iluminada.

2. Liftera para rugas

Também empregamos o Liftera, que é um equipamento de ultrassom microfocado digital de última geração, para tratar as rugas. O tratamento dermatológico estético é conhecido como lifting sem cortes. A técnica utiliza o ultrassom microfocado com um aplicador diferenciado, similar a uma caneta, com o objetivo de atuar em sulcos em várias partes do rosto.

O tratamento tem como intuito retardar o envelhecimento da pele ao reduzir as rugas e a flacidez. Essa metodologia adotada fortalece a pele e estimula a formação de colágeno mesmo em camadas mais profundas. Com isso, alcançamos o efeito de “lifting”, ou seja, um tecido mais esticado e com maior tonicidade.

Além de ter indicação para as linhas de expressão, o aparelho pode ser usado em diversas áreas da face e do corpo. Por isso, o Liftera está virando febre entre as amantes de procedimentos estéticos que desejam tratar a flacidez em qualquer região corpórea.

3. Laser

Agora, abordaremos sobre o laser fracionado ablativo, que aquece a pele, para destruir as células envelhecidas ou mortas e, simultaneamente, estimular a cicatrização local. Além disso, esse método gera a produção do colágeno, substância importante para diminuir a flacidez do tecido epitelial.

Geralmente, o procedimento é executado com a aplicação de um anestésico tópico, visando dar mais conforto aos pacientes. Dessa forma, normalmente, as sessões são bem toleradas pela maioria das pessoas, que apenas relatam um leve incômodo.

Logo após realizar a aplicação, a pele fica avermelhada, impedindo que os resultados fiquem nítidos de imediato. Dentro do prazo de 7 dias, já é possível observar melhora nas marcas do rosto e uma aparência mais jovial.

Em casos de rugas mais profundas, pode ser necessário realizar mais de uma sessão de laser fracionado.

4. Sculptra

Rejuvenescer é a palavra da vez no mercado da estética. Para atingir as expectativas, precisamos repor uma substância importantíssima para a pele, o colágeno. Pois é exatamente isso que o tratamento com Sculptra faz: utiliza substâncias biocompatíveis com o organismo, para elevar a produção de colágeno em até 400%.

Depois da aplicação, percebemos um aumento na espessura da pele, que é responsável por suavizar as rugas. Ademais, o bioestimulador também contribui para aperfeiçoar o contorno da face e deixá-lo menos flácido e mais harmônico.

Os efeitos alcançados duram até 25 meses, necessitando de aplicações futuras.

5. Microagulhamento para rugas

Assim como outros tratamentos para as rugas, o microagulhamento provoca a formação de colágeno na região afetada. Para tornar isso viável, o profissional da estética usa um aparelho com agulhas minúsculas, que perfuram as camadas superficiais da pele e causam pequenos ferimentos, ao mesmo tempo que entrega na pele as substâncias necessárias para se alcançar o objetivo final, o chamado drug delivery. Dessa forma, estimulamos a regeneração local e o tratamento se torna mais eficiente.

Além de aliviar as incômodas marcas, o microagulhamento combate a flacidez, proporcionando uma cútis mais hidratada e com aspecto renovado. Então, após duas a quatro sessões, já conseguimos notar melhora significativa no visual da pele.


Marque uma Avaliação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima