Já pensou em realizar um preenchimento labial? Talvez a palavra preenchimento em si não tenha passado pela sua mente, mas o resultado certamente você já imaginou. Lábios carnudos e bem definidos fazem toda a diferença para a harmonia do rosto, por isso muitas celebridades apostam na técnica!
Muita gente já experimentou, de Luisa Sonza a Kylie Jenner, talvez agora seja seu momento! Continue a leitura para entender quais resultados esperar, como o procedimento acontece, quando é recomendado e muito mais.
O que é preenchimento labial?
O preenchimento labial é um procedimento estético que existe desde a década de 1990 e só está ficando mais popular. Ele uma substância produzida naturalmente pelo corpo, para deixar os lábios com mais volume e definição.
Tudo realizado por dermatologistas que avaliam a paciente e determinam a quantidade da substância e como realizar a aplicação. O objetivo é conquistar um visual belo, jovem e natural para que a paciente mantenha a harmonia natural do rosto.
Engana-se quem pensa que o preenchimento é reservado somente para quem já sente os efeitos do envelhecimento na boca. Mulheres jovens que têm os lábios naturalmente finos também podem aproveitá-lo para conseguir o visual dos sonhos.
Quando o procedimento é indicado?
O preenchimento labial é um procedimento muito democrático, praticamente todos podem aproveitá-lo! Ao chegar no consultório pela primeira vez, a mulher passar por uma avaliação detalhada para que o dermatologista entenda seu objetivo. Depois, ainda é preciso avaliar a simetria da face e suas proporções para evitar resultados exagerados ou que gerem uma sensação estranha.
Algumas pacientes, por exemplo, realizam o procedimento para deixar os lábios mais proporcionais. O comum é procurar formas de deixar o lábio inferior um pouco mais cheio que o superior. A injeção de ácido hialurônico também deixa o arco do cupido mais definido.
Existem também pessoas que buscam o preenchimento para solucionar problemas de assimetria labial ou que perderam sua projeção por causa de procedimentos dentários. Dependendo da gravidade da alteração, o procedimento elimina a necessidade de uma cirurgia plástica.
Preenchimento labial ajuda a rejuvenescer?
Um dos motivos mais comuns de buscar o preenchimento labial é para rejuvenescer ou até prevenir o envelhecimento. Isso acontece porque, ao aumentar o volume, conseguimos também atenuar as rugas.
Conforme o corpo envelhece toda a pele deixa de produzir grandes quantidades de colágeno, gerando flacidez e rugas no tecido. Por isso, muita gente tenta encontrar formas de rejuvenescer ou de combater esses sinais de envelhecimento.
Quando aplicamos o ácido hialurônico conseguimos benefício duplo: mais hidratação e definição e preenchimento dos sulcos. O que poucos sabem é que sequer precisamos esperar as rugas aparecerem para conseguir um efeito de rejuvenescimento.
Com uma pele hidratada e firme, as rugas demoram muito mais para aparecer. Por isso, mesmo mulheres jovens podem e devem realizar a aplicação se quiserem evitar o envelhecimento precoce dos lábios.
Como ocorre o preenchimento labial em clínicas de estética
Para realizar o preenchimento labial em clínicas de estética a pessoa recebe anestesia tópica alguns minutos antes da aplicação. Além disso, os aplicadores (geralmente uma agulha ou cânula fina) também contém anestésico para diminuir o desconforto ao máximo.
A quantidade de ácido hialurônico usada varia de acordo com o caso. Quem possui lábios mais finos ou envelhecidos, por exemplo, pode precisar de um volume maior que o de uma pessoa jovem que só quer prevenir o envelhecimento, sem grande aumento de tamanho.
O especialista então aplica o produto nos lábios e realiza uma massagem leve antes de finalizar. É um procedimento minimamente invasivo bastante rápido.
É possível realizar o procedimento sem ácido hialurônico?
O preenchimento também pode acontecer com outras substâncias, em especial com o colágeno. No entanto, essa técnica está ficando menos popular porque as chances de uma rejeição são maiores com substâncias orgânicas.
Como o organismo já possui ácido hialurônico a rejeição é bastante menor, mesmo quando ele é sintético. Portanto, ele já virou o procedimento padrão ouro e o mais utilizado em todos os tipos de clínicas de estética.
É possível realizar harmonização facial com o procedimento?
Sim, na realidade, o preenchimento de lábios faz parte do procedimento de harmonização facial. Essa técnica, muito comum em estética facial, usa o ácido para preencher sulcos na face ou proporcionar maior volume.
As aplicações podem ocorrer nas seguintes regiões:
- Malar;
- Nariz;
- Rugas e sulcos;
- Supercílios;
- Mandíbula;
- Contorno do rosto.
Dessa forma, é possível conseguir um rosto mais alongado, com maçãs do rosto com maior volume e até fazer pequenas mudanças no nariz. Ao realizar uma harmonização, a paciente realiza tanto alterações de lábios quanto do restante do rosto na mesma sessão.
Preenchimento com ácido hialurônico é cirurgia?
O preenchimento com ácido hialurônico não é cirurgia, prova disso é o fato de ser realizado dentro da própria clínica. A anestesia aplicada é tópica e em forma de pomadas que o especialista em dermatologia passa pouco antes de começar.
Procedimentos estéticos considerados cirúrgicos, como a lipoaspiração, exigem internação hospitalar. Mesmo que isso aconteça por algumas horas e o paciente tenha alta no mesmo dia, ainda é um método invasivo. Reforçamos que isso não acontece no caso de preenchimentos.
Quanto tempo dura o resultado do procedimento?
Como o procedimento acontece usando o ácido hialurônico, substância que existe no organismo, ele não dura para sempre. Com o tempo, o organismo absorve o ácido e os lábios voltam ao seu volume original.
Em seis a oito meses a nova aparência começa a desaparecer. Assim que a paciente percebe perda de volume, está no momento de realizar uma nova aplicação. Existem alguns casos de preenchimentos que duraram até um ano e meio, mas tudo varia de pessoa para pessoa.
Existe um tipo de preenchimento que possui resultado duradouro, aquele que usa PMMA. No entanto, ele caiu em desuso quando estudos relacionaram suas microesferas de acrílico com uma reação inflamatória crônica.
Cuidados após o preenchimento labial
Após o preenchimento labial os lábios ficam bastante inchados. No entanto, isso não causa qualquer tipo de dor ou desconforto e é possível voltar às atividades cotidianas e laborais no mesmo dia. Mesmo que a pessoa apresente hematomas no local da aplicação, não existe necessidade de realizar massagens, só de evitar exposição ao sol.
Para conseguir diminuir o inchaço mais rápido e eliminar hematomas, basta aplicar compressas de água fria. Se existe alguma outra recomendação, o dermatologista deve recomendá-la logo após o procedimento.
Os resultados começam a aparecer depois de uma semana, conforme o inchaço diminui. Mas muitas mulheres já consideram seu visual satisfatório nos primeiros dias.