A flacidez na barriga é um dos temores do público feminino. Para combatê-la, elas fazem de tudo, desde frequentar saunas até fazer horas de massagens. Mesmo assim, o problema algumas vezes parece inevitável.
A boa notícia para quem deseja perder gordura na barriga para ontem é que existem tratamentos estéticos que contribuem para isso. Nenhuma solução é milagrosa, mas a combinação de um bom tratamento e hábitos de vida saudáveis fazem toda a diferença.
Quer entender como eliminar de uma vez por todas essa gordura localizada tão incômoda? Então continue lendo para descobrir os tratamentos mais recomendados, assim como algumas dicas que você pode aplicar sozinha.
Como a flacidez na barriga surge?
A flacidez na barriga não é algo tão simples quanto parece. Seu surgimento combina uma série de fatores ambientais e de estilo de vida, como prática de atividades físicas, alimentação e idade.
O primeiro fator importante que precisamos mencionar é o envelhecimento, natural e com o qual precisamos lidar. Com o tempo, a pele perde as fibras de colágeno que são responsáveis por dar sua firmeza. Assim, todo o corpo fica mais flácido, inclusive tecido muscular e pele, por isso é tão difícil perder gordura na barriga.
Certamente esse processo de envelhecimento é acelerado com hábitos pouco saudáveis, como consumir açúcar e carboidratos em excesso. O tabagismo e consumo exagerado de álcool também podem deixar a pele mais flácida em pouco tempo. Até mesmo muita exposição ao sol sem uso de protetor solar prejudica o tecido.
É importante sabermos também que a flacidez nem sempre ocorre com o excesso de peso. A gordura acumulada aumenta a aparência flácida, certamente, mas algumas pessoas também podem apresentar pele “solta” depois de uma perda razoável de tecido adiposo.
É possível prevenir a flacidez na barriga?
A melhor prevenção para flacidez na barriga é praticar atividades físicas e comer de forma saudável. Além disso, conseguimos aproveitar alguns tratamentos estéticos para evitar que a pele perca tanto colágeno por conta do passar dos anos.
Principais tratamentos para flacidez na barriga
Conforme mencionamos, a flacidez na barriga em alguns casos diminui ou é prevenida através dos tratamentos corretos. Uma boa clínica de esteticista possui uma variedade grande de opções para quem precisa combater o problema. Confira alguns dos mais populares abaixo e quando cada um é indicado.
1. Liftera
O Liftera, também conhecido como lifting não invasivo ou sem cortes, é um tratamento tecnológico eficaz para a flacidez. Ele é um equipamento de ultrassom microfocado que ganhou fama por permitir resultados similares aos de algumas cirurgias sem precisar de grandes intervenções.
Suas ondas de ultrassom aquecem a pele e os tecidos mais profundos, ajudando a compactar a gordura. Além disso, o aquecimento também estimula a formação de colágeno, tudo de forma rápida e indolor.
Por estimular o rejuvenescimento da pele, o equipamento também ajuda a diminuir a flacidez em certas partes do corpo. Apesar de ser mais conhecido pelo tratamento facial, o liftera também ajuda muito na região abdominal.
Após a primeira aplicação é possível perceber a pele mais firme e com gordura localizada menos perceptível.
2. Radiofrequência
O uso de ondas magnéticas, como as geradas por radiofrequência, também faz parte dos tratamentos disponíveis para diminuir a flacidez abdominal. Suas ondas aquecem a pele para estimular a formação de colágeno e seu rejuvenescimento. Ele também ajuda na formação de elastina, substância responsável por deixar a pele mais maleável e elástica.
Algumas pessoas também procuram a radiofrequência para conseguir tonificar o corpo. Sua aplicação pode ocorrer no abdômen, glúteos, pernas e até na papada. Com uma pele mais firme, a aparência de gordura localizada diminui.
O resultado é ainda melhor quando aplicamos as ondas em conjunto com outros tratamentos, como a drenagem linfática. Assim, conseguimos combater a flacidez e o inchaço, que costuma deixar a aparência local pior.
3. Massoterapia
As massagens são, na realidade, um coadjuvante quando o assunto é diminuir a flacidez. Elas não atuam diretamente na pele e não conseguem conter os efeitos do envelhecimento, no entanto, ajudam a melhorar a aparência geral da região.
Algumas técnicas, como a drenagem, ajudam o corpo a eliminar líquido retido nos tecidos, responsável pelo inchaço. Frequentemente a aparência de abdômen aumentado ou distendido ocorre por causa desse acúmulo.
4. Laser
A aplicação de laser está entre uma das melhores formas de combater a flacidez em qualquer área do corpo. Isso inclui tratamento para quem deseja perder gordura na barriga. Ao aquecer o tecido, o laser estimula a queima de tecido adiposo local e formação de colágeno.
Durante o procedimento, o laser também gera contração muscular na região da barriga. Ou seja, apresenta resultados imediatos e bastante visíveis desde a primeira sessão. Dependendo do grau de flacidez, talvez seja necessário realizar novas aplicações. Mas tudo depende da avaliação com um especialista.
Outras formas de diminuir flacidez na barriga
Diminuir a flacidez na barriga ou perder gordura na barriga é um processo longo e demorado. Os tratamentos são ótimos e trazem mudanças significativas desde as primeiras aplicações, mas precisam de um empurrãozinho para manter por mais tempo os resultados obtidos.
Confira o que fazer para conseguir prolongar o efeito de tratamentos, como o Liftera, e diminuir a flacidez de forma duradoura.
1. Mantenha uma alimentação saudável
Como nutricionistas dizem há anos, a flacidez está muito mais relacionada à alimentação do que imaginamos. Tente manter uma dieta rica em vegetais, frutas e verduras, evitando açúcares, carboidratos em excesso e gorduras.
Quem possui algum tipo de intolerância alimentar também precisa ser cuidadoso. Um dos efeitos da intolerância é o acúmulo de gases que geram distensão abdominal. Mesmo que a pessoa tenha uma dieta razoavelmente saudável, fica com a “barriguinha” maior por esse motivo.
Na dúvida, procure um nutricionista para acompanhar sua alimentação e obter melhores resultados.
2. Pratique atividades físicas regularmente
As atividades físicas são essenciais para o bem-estar do indivíduo e também para diminuir a flacidez e acúmulo de gordura localizada. Quando o objetivo é perder gordura na barriga é importante apostar principalmente em atividades aeróbicas.
Correr, pular corda, nadar e realizar outros exercícios que promovem queima calórica ajuda a manter o corpo com aparência saudável. O fortalecimento também é importante e diminui a flacidez em todas as regiões, como barriga, perna e costas.