A clínica de estética facial e corporal é um ambiente dedicado ao bem-estar da pele. Mas o que isso quer dizer? Significa, portanto, que mulheres e homens de todas as idades podem procurar o lugar, quando desejarem tratar problemas comuns, como rugas, flacidez e manchas.
O espaço aproveita o atendimento especializado de dermatologistas e esteticistas, para providenciar a abordagem mais adequada de acordo com o caso. Confira como funciona o atendimento em uma clínica de estética facial e corporal, os principais tratamentos e as suas vantagens.
O que faz uma clínica de estética corporal e facial?
A clínica de estética corporal e facial trabalha com uma série de tratamentos para a pele em todas as suas camadas, mesmo as mais profundas. Os procedimentos ocorrem manualmente, ou seja, usando somente as mãos habilidosas do especialista com o emprego de produtos e conhecimentos específicos ou por meio de equipamentos tecnológicos.
Conforme a tecnologia avança, os aparelhos e os seus recursos têm se tornado parte da rotina da clínica. É isso que traz tratamentos mais eficazes e duradouros aos pacientes. Tudo com o mínimo de desconforto e dor. Dependendo do equipamento utilizado e do seu objetivo, conseguimos ver os resultados após as primeiras sessões.
A clínica também oferece opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele e todos os danos à autoestima que isso pode causar. Sim, é possível rejuvenescer utilizando os seus tratamentos e até evitar as rugas e linhas de expressão. Então, para isso, os dermatologistas que atuam no local aplicam técnicas minimamente invasivas.
Tratamentos mais populares em uma clínica de estética corporal e facial
Há dezenas de tratamentos em uma clínica de estética corporal e facial. Assim, escolha depende bastante da área que desejamos tratar, qual é a causa do problema que precisamos cuidar e o seu estado atual. Dependendo da complexidade, o tratamento envolve até uma combinação das metodologias que mencionamos abaixo.
Conheça alguns dos tratamentos mais procurados e por que eles viraram sensação em toda a clínica de estética.
1. Liftera
O equipamento Liftera é um tipo de ultrassom microfocado digital que visa a um tratamento não invasivo e de alta eficiência. As ondas de ultrassom direcionadas conseguem atingir todas as camadas da pele, assim como a membrana que recobre os músculos da face e do corpo. Dessa forma, o equipamento promove melhora da flacidez e uma “elevação” do local que recebe o tratamento.
Especialistas têm usado o aparelho de última geração, para obter um efeito sutil de lifting. Ele também funciona como estimulador da produção de colágeno, aumentando a duração do efeito e contribuindo para um visual mais hidratado e saudável.
O aparelho é uma novidade nas clínicas e possui configurações personalizadas. Desse modo, o especialista consegue adaptar o tratamento de acordo com as necessidades e gostos do paciente. A aplicação também pode ocorrer, então, com o auxílio da caneta Liftera, que é destinada a lugares mais sensíveis e específicos do corpo e da face.
Confira algumas de suas principais indicações:
- Diminuir a flacidez da papada.
- Afinar o rosto.
- Melhorar a produção de colágeno.
- Combater a flacidez na barriga e em outras partes do corpo e do rosto.
- Prevenir as incômodas pálpebras caídas.
1.1. Liftera Advance: versão de alta performance
Toda clínica de estética corporal e facial de referência investe em equipamentos de última geração, como é o caso do ultrassom microfocado Liftera Advance. Atualmente, esse é o aparelho mais avançado da linha. Sua versão mais completa oferece dois modelos de aplicadores: a exclusiva e inovadora caneta e o transdutor em linha.
O ultrassom Advance de alta intensidade dupla é capaz de fornecer um tratamento potencializado em virtude da opção de associação das ponteiras em linhas e caneta. Por isso, sua aplicação é multifuncional e com maior precisão.
Na hora do procedimento, a dermatologista avaliará cada paciente, conforme seu tipo de pele e formato da face, escolhendo o recurso mais apropriado.
O Liftera Advance permite terapias bastante eficazes, oportunizando mais ergonomia e flexibilidade para dermatologistas e total segurança e comodidade aos pacientes. Isso porque o equipamento foi criado a partir da soma de duas importantes tecnologias: o Tratamento de Difusão Térmica (TDT) e a Unidade Digital de Potência (UDP).
A primeira é a inovadora tecnologia anti-aging. Ela reestrutura as fibras de colágeno no tecido cutâneo por meio da irradiação do ultrassom microfocado de forma veloz, em pontos estratégicos, sem prejuízos às camadas superficiais.
Já a UDP é responsável por controlar digitalmente a maneira proporcional como a energia chega às camadas da pele, facilitando o nível de coagulação necessário.
1.2. Mitos e verdades
Conheça alguns mitos e verdades acerca do ultrassom microfocado Liftera:
1. É indicado para quem foge de procedimentos invasivos? Verdade. Esse modelo de ultrassom é praticamente indolor comparado a outros existentes no mercado. Promove a sustentação da pele a partir de pulsos curtos que estimulam a produção de colágeno.
2. Pode ser executado por qualquer profissional? Mito. Somente por médicos especializados, como dermatologistas, que são capacitados para o manuseio do aparelho.
3. Seus resultados são eternos? Mito. Apesar de duradouros, seus efeitos são temporários, sendo necessário acompanhamento médico, para continuidade do tratamento.
4. Todo ultrassom microfocado possui a mesma estrutura? Mito. O Liftera é uma versão mais atualizada do que os outros aparelhos, que possuem mecanismos ultramodernos.
1.3. Outros benefícios
Além de promover o rejuvenescimento da pele e a redução de rugas e flacidez, o ultrassom Liftera proporciona as seguintes vantagens:
- Não cirúrgico: sem cortes e agulhas, o paciente consegue obter ótimos resultados sem precisar recorrer à cirurgia plástica ou procedimentos anestésicos.
- Livre de restrições no pós-tratamento: a pessoa pode retomar suas tarefas diárias normalmente logo depois do procedimento, sem necessitar de repouso, curativos e movimentos limitados, como ocorre em casos cirúrgicos.
- Rápido: uma sessão com o recurso tecnológico dura, em média, 40 minutos, ao contrário do lifting cirúrgico que pode se estender até 4 horas.
O tratamento entrega vários benefícios, incluindo a definição de ângulos e a melhora da elasticidade do tecido cutâneo, desde que seja realizado por uma boa dermatologista de Belém ou de qualquer outro lugar do Brasil.
2. Preenchimento com ácido hialurônico em alta em qualquer clínica de estética corporal e facial
O preenchimento com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais buscados em qualquer clínica de estética corporal e facial por seus inúmeros benefícios. Como o próprio nome indica, a técnica emprega a substância biocompatível, para aumentar o volume das regiões que recebem a aplicação, como no preenchimento labial.
Uma de suas maiores vantagens é o fato de usar uma substância biológica que está presente em todo o organismo, inclusive, na pele. Isso reduz as chances de alergia ou rejeição, mas exige a reaplicação de tempos em tempos, já que o corpo reabsorve o ácido.
A aplicação acontece usando uma agulha sem ponta, similar a uma microcânula, para introduzir o ácido no tecido cutâneo. O efeito é bastante natural e o seu resultado aparece imediatamente, entretanto, fica ainda mais perceptível em torno de uma semana depois.
A duração do tratamento depende um pouco do metabolismo de cada indivíduo, com potencial de chegar até 20 meses. Então, o ideal é repetir o procedimento antes disso, com o objetivo de evitar a perda dos resultados conquistados.
5 benefícios comprovados do preenchimento com ácido hialurônico feito em clínica de estética corporal e facial
Confira os principais benefícios do preenchimento com ácido hialurônico e entenda por que é um procedimento tão requisitado em toda clínica de estética corporal e facial.
- Minimiza rugas e linhas de expressão.
- Repara o contorno facial, propiciando simetria e rejuvenescimento.
- Melhora o aspecto de olheiras profundas.
- Maximiza o volume dos lábios, que também ganham mais hidratação.
- Equilibra o formato do nariz e/ou do queixo, sendo bastante empregado em procedimentos de harmonização facial ou naturalização facial do envelhecimento, sendo que este último busca um efeito mais natural.
3. MMP: tipo de microagulhamento que otimiza a ação de medicamentos
A MMP (microinfusão de medicamentos na pele) é um tipo de microagulhamento que aplicamos a partir de um aparelho com múltiplas agulhas bem finas que perfuram a pele superficialmente. Dessa forma, o seu grande benefício é a capacidade de suavizar a pigmentação de manchas, incluindo aquelas provenientes do melasma, e, simultaneamente, introduzir os ativos necessários diretamente na pele, para a obtenção de resultados mais eficazes.
A metodologia também é excelente para hidratar a pele e estimular a produção de colágeno, que combate a flacidez. Além disso, o tratamento também é aconselhável para tratar cicatrizes, estrias e aspectos relacionados ao envelhecimento precoce.
Entenda por que toda clínica de estética corporal e facial investe na técnica da MMP
A MMP é um método que toda clínica de estética corporal e facial conceituada aposta devido à sua eficácia e versatilidade. Como os dermatologistas podem controlar a quantidade de medicação injetada e o intervalo entre as aplicações, a distribuição medicamentosa ocorre de modo uniforme.
Além disso, em razão de poder controlar a profundidade do alcance das agulhas, reduz-se a compressão dos vasos sanguíneos, fator que diminui tanto a dor quanto o sangramento durante o tratamento.
Seus benefícios são amplos, desde melhoras em doenças de pele, queda de cabelo excessiva, calvície feminina e unhas, e outras questões estéticas, como melasma no rosto, rugas e fotoenvelhecimento.
Principais vantagens
Acompanhe as principais vantagens do procedimento:
- Melhor absorção das medicações: os ativos introduzidos pela técnica chegam com maior facilidade à corrente sanguínea. Cada substância tem sua especificidade, de acordo com a finalidade pretendida. Os medicamentos também podem ser associados, para potencializar os resultados.
- Mais segurança: menor probabilidade de reações alérgicas ou efeitos colaterais, uma vez que as aplicações acontecem em pontos específicos.
- Personalização: a microinfusão é realizada conforme as necessidades de cada paciente, minimizando os riscos e otimizando seus efeitos.
- Múltiplas indicações: o método serve para tratar queda de cabelo, eflúvio telógeno (perda capilar difusa e intensa), psoríase, cicatrizes de acne, etc.
Vale destacar que, para conseguir obter sucesso no tratamento, são necessárias entre quatro e seis sessões, realizadas no espaço de 30 dias.
Conheça as indicações
Já citamos algumas indicações para o tratamento da MMP neste artigo. Confira outras:
- Alopecia androgenética masculina e feminina.
- Leucodermia gutata, condição conhecida popularmente como sardas brancas.
- Estrias.
- Cicatrizes.
- Crescimento capilar.
- Clareamento de manchas no rosto.
- Rejuvenescimento.
A técnica ainda é indicada para:
- Pacientes com tratamento há mais de 1 ano com medicações convencionais sem resultados satisfatórios.
- Pessoas que desejam maximizar os efeitos de tratamento tradicionais em andamento.
- Quem tem receio dos efeitos colaterais ou reações alérgicas das medicações orais.
Contraindicações
Apesar de ser um procedimento extremamente seguro, existem algumas restrições a serem consideradas. A MMP é contraindicada para:
- Pacientes que tenham coagulopatias, ou seja, distúrbios de coagulação.
- Gestantes que estejam amamentando ou apresentem hipersensibilidade às substâncias administradas.
É importante esclarecer que, ao final do tratamento, é normal surgir vermelhidão, inchaço de leve a moderado e descamação no local da aplicação. Entretanto, esse aspecto desaparece pouco tempo depois da conclusão do protocolo.
Cuidados antes e depois do tratamento
Esse tipo de microagulhamento é bem seguro. No entanto, toda clínica de estética corporal e facial de referência recomenda:
- Evitar exposição ao sol por 2 ou 3 dias na área do procedimento.
- Suspender o uso de loções ou medicamentos tópicos no dia do procedimento.
- Após uma sessão de MMP capilar, deve-se aguardar, pelo menos, 12 horas para lavar o couro cabeludo e utilizar bonés e capacetes.
- Retomar o uso de remédios tópicos, como minoxidil, somente após entre 24h e 48h da sessão.
- Esperar, no mínimo, 12 horas para lavar o rosto com um sabonete suave.
- Aguardar de 24h a 48h antes de reiniciar a administração de ácidos e clareadores, conforme a liberação médica.
- Hidratar a pele com produtos de função calmante e água termal no período de recuperação.
Normalmente, é possível voltar ao trabalho no dia seguinte ao tratamento.
4. O uso do Sculptra em clínica de estética corporal e facial
O Sculptra é um tipo de bioestimulador, muito usado em clínica de estética corporal e facial, que utiliza o ácido poli-L-láctico. Essa substância também é facilmente absorvível pelo organismo e reduz drasticamente a possibilidade de quadros alérgicos.
A principal indicação do tratamento é para melhorar a produção local de colágeno e a hidratação do tecido. Pois ele também recupera a estrutura da pele e devolve um pouco de volume ao local, diminuindo a flacidez e até suavizando as rugas.
A técnica tem sido usada em diversos protocolos de rejuvenescimento. Após a sessão, a pessoa já percebe uma pele com aparência mais jovial e saudável, contudo, os resultados definitivos só ficam visíveis após aproximadamente 30 dias.
7 benefícios do Sculptra
Agora, saiba quais são os benefícios mais relevantes do Sculptra, que fazem toda clínica de estética corporal e facial inteligente disponibilizar sua aplicação:
1. Resultados relativamente rápidos: em média, após 45 dias da aplicação. Podem ser notados gradualmente.
2. Longa durabilidade: os efeitos permanecem por até 2 anos, dependendo do organismo de cada paciente.
3. Recuperação veloz: por ser simples, o procedimento possibilita o retorno imediato do indivíduo às suas atividades rotineiras.
4. Aplicável no abdômen: ótimo para quem acabou de passar por uma gestação e está insatisfeita com a flacidez na barriga.
5. Menor chance de reações alérgicas: deve-se ao fato de que o bioestimulador é compatível com organismo.
6. Efeito rejuvenescedor: pode ser aplicado nos braços, por exemplo, melhorando o aspecto de enrugamento e flacidez.
7. Modela os glúteos: é capaz de melhorar o contorno do bumbum, aumentando seu volume e corrigindo as imperfeições.
5. Skinbooster: uma das preferências em toda clínica de estética corporal e facial
Se a sua pele anda desidratada e com um aspecto pouco saudável, o skinbooster pode ser uma boa alternativa de tratamento oferecida por toda clínica de estética corporal e facial conceituada no mercado. Essas características aparentes no tecido cutâneo podem ser os efeitos produzidos por baixa ingestão de água, má nutrição e até mesmo pela exposição excessiva ao sol, mas estão, principalmente, relacionadas ao envelhecimento. Por isso, o skinbooster está sendo altamente procurado em qualquer clínica de estética.
O procedimento usa ácido hialurônico de baixa densidade injetado nas camadas mais profundas da pele. Assim, como os seus componentes atraem moléculas de água para si, ele propicia uma hidratação profunda e superior àquela realizada na superfície da pele, como acontece com os cremes hidratantes.
Por utilizar o ácido hialurônico, o skinbooster também é indicado para recuperar o volume de certas partes do rosto.
Benefícios do skinbooster no rosto e em outras regiões
A seguir, compreenda como o skinbooster pode agir no rosto e em outras regiões da pele e oferecer ótimos benefícios, contanto que seja em uma clínica de estética corporal e facial de qualidade:
1. Hidratação profunda: o ácido hialurônico, composto de glicosaminoglicanos e polissacarídeos, atrai água para o tecido cutâneo, proporcionando efeitos de hidratação superiores.
2. Mais colágeno: os componentes presentes na fórmula estimulam o colágeno, aumentando a firmeza da pele.
3. Tratamento para cicatrizes de acne: preenche os espaços entre as células do tecido.
4. Melhor aspecto das olheiras: é possível a partir do preenchimento com ácido hialurônico da depressão embaixo da pele.
5. Rejuvenescimento: além da face, serve para melhorar os sinais da idade no colo e nas mãos.
6. Tipos de laser e tecnologias de luz que você encontra em toda clínica de estética corporal e facial moderna
Em se tratando de clínica de estética corporal e facial moderna, certamente, você encontrará os melhores protocolos de atendimento, seja a laser ou com o uso de tecnologias de luz. Por isso, trouxemos neste artigo, algumas diferenças das propriedades de cada tipo de tecnologia.
Para você começar a entender melhor o tema, vale esclarecer que o termo laser é uma sigla que significa light amplification by stimulated emission of radiation, isto é, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação.
Essa radiação eletromagnética possui três classificações:
- Baixa potência: estimula a melhora de funções específicas que as células do organismo conseguem realizar sozinhas.
- Média potência: normalmente, são lasers usados em procedimentos para a remoção de tatuagem e depilação, por exemplo.
- Alta potência: usualmente empregadas por médicos em procedimentos cirúrgicos.
No rol de média e baixa potência, há outras tecnologias da luz utilizadas em tratamentos estéticos: a luz intensa pulsada (LIP) e o LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz).
Luz intensa pulsada
Consiste em uma tecnologia que emite feixes de luzes difusas e de diferentes cores. Atua diretamente com os componentes fotorreceptores da pele. Com o aquecimento desses componentes, o tecido coagula e ativa reações químicas do corpo. Assim, somente o tecido a ser tratado começa a interagir com a luz.
Sua aplicação é bastante indicada para tratamentos de rejuvenescimento da pele, como rugas, uma vez que incentiva a produção e reestruturação das fibras elásticas e colágenas. Além disso, reduz telangiectasias (microvasos), rubor, vermelhidão, manchas e ceratoses actínicas.
Lasers de baixa intensidade
Os lasers de faixa de luz infravermelha são considerados de baixa potência, sendo recomendados para lesões profundas devido às ações analgésicas, anti-inflamatórias e bioestimulantes. O mais comum é o laser de Arseneto de Gálio (AsGa), muito usado em tratamento de feridas crônicas de cicatrização complexa.
Entre as funções da laserterapia de baixa intensidade aplicadas em clínica de estética corporal e facial, podemos destacar a regeneração e a produção de colágeno e elastina.
Lasers ablativos
São ideais para vaporizar e retirar totalmente a epiderme, uma parte superficial da derme. Geralmente, são utilizados na dermoabrasão, também chamada de resurfacing. Desse modo, a partir da lesão térmica, estimula-se o colágeno.
Entre os lasers ablativos em alta, temos o CO2 e o Erbium YAG, destinados ao rejuvenescimento facial, por exemplo.
Também existe o laser ablativo fracionado, que busca preservar os pontos sem lesão na pele tratada, favorecendo a recuperação.
Laser ND YAG
O laser de Neodímio YAG é um tipo fracionado, porém, não ablativo, que consegue alcançar as camadas mais profundas do tecido. É capaz de emitir um comprimento de onda de luz de alta energia, que cria calor e destrói células doentes.
É indicado para várias finalidades, entre elas: lesões e marcas de nascença vasculares; varizes; hemangioma; remoção de manchas, pelos e tatuagens; onicomicose, infecção fúngica nas unhas; e rugas.
7. Lavieen: o laser que toda clínica de estética corporal e facial de referência investe
O laser Lavieen é o novo queridinho de toda clínica de estética corporal e facial moderna. A tecnologia de resurfacing e rejuvenescimento da pele, não ablativo, isto é, que age na camada superficial da pele de maneira menos agressiva, proporciona resultados satisfatórios em baixo downtime/ tempo de pausa.
Também conhecido como o pioneiro laser de Thulium, 1927 nm, corresponde aos efeitos e às vantagens oferecidos pelo BB Cream, um glow especial que este traz à pele, sem necessitar de manutenção por vários meses.
O tratamento com o laser, um dos mais avançados do mundo da estética, serve para rugas, melasma, lesões pigmentares, poros dilatados, tratamento capilar, dentre outros problemas. Mas cada protocolo de dermatologia estética deve ser conduzido por uma profissional especializada de confiança, como uma dermatologista de Belém.
7.1. A ação do laser
Entenda como funciona o mecanismo terapêutico:
- Atua na junção entre as camadas superficiais e profundas da pele.
- Incidência e irradiação do laser fracionado.
- Conserva o extrato córneo com ablação da área inferior da epiderme, estimulando a coagulação da parte superior da derme.
- Causa microcrostas na superfície do tecido cutâneo, que têm o papel de protegê-lo contra infecções e lesões pigmentosas.
Se você está em busca de uma pele bonita e mais viçosa, com efeito glow sem precisar do uso de maquiagem, esse é o novo tratamento padrão-ouro de qualquer clínica de estética corporal e facial conceituada, no qual vale a pena apostar.
7.2. Tratamentos
Com o Laser Lavieen acompanhado de ponteiras cambiáveis, a dermatologista ou esteticista qualificada amplia seu campo de atuação, podendo tratar:
- Manchas no rosto e corpo.
- Rejuvenescimento.
- Queda de cabelo.
Esse laser é útil tanto para rejuvenescer quanto para ajudar em pós-operatórios.
7.3. Veja 4 características que se destacam no tratamento do laser Lavieen
Além do rejuvenescimento e outros benefícios relacionados anteriormente, podemos destacar quatro características do laser Lavieen valorizadas por toda clínica de estética corporal e facial conceituada:
1. Menos agressividade ao tecido cutâneo, em comparação ao laser CO2, o que o protege contra infecções.
2. Melhora de acne, rugas e elasticidade da pele.
3. Clareamento das manchas no rosto e no corpo.
4. Fechamento dos poros dilatados.
Dúvidas comuns em uma clínica de estética corporal e facial
Quem nunca visitou uma clínica de estética corporal e facial costuma ficar cheio de dúvidas. Por exemplo, qual seria o melhor procedimento a fazer? Ou, com que frequência e como melhorar seus resultados? A melhor opção, então, para solucionar todas as questões é visitar uma clínica de confiança para entender bem.
Mas trouxemos algumas respostas importantes que talvez ajudem você, que está considerando sua primeira visita. Confira um pouco mais sobre os tratamentos realizados em uma clínica de estética corporal e facial abaixo.
1. Por que o Liftera é tão popular em uma clínica de estética corporal e facial?
Muitos procuram a clínica de estética corporal e facial em busca de uma combinação de resultados. Dessa forma, estão, na esperança de encontrar um tratamento rejuvenescedor, que ajude a combater a flacidez, rugas e também um pouco das gorduras localizadas.
É exatamente isso que a tecnologia encontrada no Liftera proporciona! Ela ajuda pessoas de diversas faixas etárias a conseguirem o famoso lifting sem cortes. Ou seja, consegue diminuir a flacidez ao mesmo tempo que compacta as gordurinhas.
Tudo é graças aos micropontos de coagulação profunda que ocorrem entre 65º e 75º. É um tratamento regenerador e rejuvenescedor bastante eficiente. A quantidade de sessões depende das necessidades da pele tratada, mas o resultado vale a pena.
2. O Liftera deve ser feito periodicamente? Com qual frequência?
Apesar de bastante eficiente, o Liftera depende de tecnologia sem cortes para acontecer. Portanto, ao contrário de uma cirurgia plástica, ele não é permanente. Ao longo dos meses a pele volta a sofrer as agressões ambientais e típicas da idade e começa a perder seu viço e o colágeno criado.
Assim, o mais recomendado é repetir as aplicações usando o Liftera pelo menos uma vez ao ano em uma clínica de estética corporal e facial. Mas é claro que, dependendo do caso, a recomendação pode ser repetir com mais ou menos frequência.
Como as sessões usam um ultrassom de alta tecnologia, elas são rápidas, simples e indolores. Então repeti-las não trará problema algum para quem deseja uma pele mais jovem e bela.
3. Onde é mais comum aplicar o Liftera?
Quando falamos em Liftera as pessoas pensam imediatamente em tratamentos de estética facial. Mas a boa notícia é que o equipamento é muito mais eficaz e versátil que isso. Dessa forma, ele realmente pode ter aplicação em todas as regiões do rosto, mesmo naquelas mais sensíveis, como ao redor dos olhos.
Mas também conseguimos aplicar esse tipo de ultrassom em praticamente todas as partes do corpo. Por ser eficiente no combate à gordura localizada, algumas das áreas mais procuradas para tratamentos incluem:
- Colo;
- Glúteos;
- Braços e antebraços;
- Flancos;
- Interno de coxas;
- Abdômen;
- Costas.
As combinações e possibilidades são extensas. Portanto, faça uma avaliação detalhada para saber exatamente onde e como o equipamento consegue ajudar em seu caso específico.
4. Existem outros benefícios de ir a uma clínica de estética corporal e facial?
O termo clínica de estética corporal e facial ainda é relacionado erroneamente somente com vaidade e beleza. Na realidade, visitar um espaço desse tipo tem uma série de benefícios relacionados com o corpo e mente que deixam a rotina de qualquer um mais leve.
Primeiramente, tratamentos corporais comuns, como drenagem linfática e outros que utilizam o toque de um especialista são excelentes para aliviar a tensão. Talvez seja difícil de perceber, mas a correria do dia a dia deixa o corpo mais travado e um toque humano cuidadoso traz alívio imediato.
Além disso, tais procedimentos estão relacionados ao bem-estar e à autoestima. Amar a si próprio não é questão de vaidade, mas sim de satisfação pessoal e com sua própria vida. Então, encontrar formas de deixar isso mais fácil também está entre os papéis da clínica de estética.
5. Quais são os outros procedimentos mais procurados nas clínicas?
A clínica de estética possui um público variado, assim como sua lista de tratamentos. Os procedimentos mais procurados costumam incluir aqueles voltados para quem deseja rejuvenescer ou livrar-se de gorduras localizadas.
Portanto, alguns dos procedimentos que podemos incluir por aqui são:
- Microagulhamento;
- Fio de sustentação;
- Harmonizações faciais;
- Luzes pulsadas.
Também é possível encontrar tratamentos que ajudam a combater problemas comuns que afetam a pele ou o corpo. As olheiras, por exemplo, diminuem bastante quando aplicamos laser ou luz pulsada para diminuir sua pigmentação. O mesmo vale para alguns tipos de cicatrizes, que também ficam mais leves com o microagulhamento.
Quem combate a queda de cabelo, problema geralmente relacionado ao uso contínuo de alguns medicamentos ou fatores genéticos, também encontra alívio na clínica. Pois existem tratamentos, como o MMP e o laser, que aplicam medicamento direto no couro cabeludo para estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.
6. Clínica de estética corporal e facial também tem a ver com qualidade de vida?
Visitar uma clínica de estética corporal e facial também significa cuidar da saúde e da própria qualidade de vida. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ser saudável não é apenas não ter doença. Na realidade, é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social”, algo muito difícil de atingir tratando somente doenças.
Qualquer prática de cuidados com o corpo é saudável, inclusive aquelas mais relacionadas à estética. Assim, vale a pena lembrar que alguns problemas que costumamos relacionar à aparência também são problemas funcionais ou causam outras disfunções.
Alguns problemas vasculares, por exemplo, acabam evoluindo para quadros de varizes ou inflamações. Tratar pequenos vasinhos é o suficiente para diminuir seu efeito, mas é importante sempre ter o acompanhamento do dermatologista ou outro médico de confiança.
Uma pessoa com casos graves de acne, por exemplo, tem maior tendência ao isolamento social. Dessa forma, o resultado pode ser maiores chances de desenvolver depressão, ansiedade, entre outros. Então, é importante procurar ajuda profissional para conseguir melhorar a socialização e o bem-estar geral do indivíduo.
Diminuir a gordura localizada, rugas e marcas de expressão não é questão de futilidade. Pelo contrário, realizar esse tipo de tratamento é sinal de alguém que se importa com seu corpo e sua qualidade de vida. Pois a estética é importante e merece um espaço na rotina das pessoas, por mais corrida que seja.
3 tendências em tratamentos em uma clínica de estética corporal e facial.
Três técnicas vêm se destacando cada vez mais em toda boa clínica de estética corporal e facial. A seguir, confira, então, os procedimentos mais requisitados, seja pelo público feminino ou pelo masculino.
1. Fios de PDO ou de sustentação
Comumente usados em suturas cirúrgicas, os fios de PDO (polidioxinona) transformaram-se em um dos serviços estéticos mais desejados da atualidade. Isso porque conseguem estimular a produção de colágeno ao serem absorvidos pelo organismo.
Assim, o método pode amenizar rugas e linhas de expressão, bem como tratar a papada.
Tipos
Conheça os três principais tipos de fios de PDO:
1. Lisos: podem ser introduzidos de forma segura em todas as áreas do rosto, incluindo partes sensíveis, como as pálpebras, com variações de posições. Servem para combater a flacidez e melhorar a qualidade da pele, sem dar mais volume.
2. Espiculados: têm pequenas garras em sua extensão que propiciam o efeito lifting de maneira imediata e prolongada. O estímulo do colágeno é gradual e lento a partir da absorção dos fios.
3. Parafuso: sua forma possibilita efeito preenchedor sutil, indicado para sulcos mais evidentes.
Indicações
Os fios de sustentação são aconselhados principalmente para pessoas que procuram por tratamentos já nos primeiros sinais de flacidez facial, pois permitem um trabalho preventivo. São bastante empregados em toda clínica de estética corporal e facial, para tratar:
- Rugas glabelares, ou seja, entre as sobrancelhas.
- Olheiras.
- Papada.
- Bigode chinês.
- Contorno facial.
- Pescoço.
- Elevação das sobrancelhas.
2. Ultrassom microfocado
O recente Liftera, já mencionado neste artigo, é destaque na categoria de ultrassom microfocado. Ele age, portanto, a partir do aquecimento da região tratada, gerando pontos de coagulação e, consequentemente, estimulando a produção de colágeno.
Esse lifting facial rejuvenesce a pele e diminui a papada e a flacidez.
3. Microagulhamento
A MMP, citada anteriormente é um dos tipos muito utilizados para tratamentos contra manchas, melasma, pele acneica, cicatrizes de acne, estrias, celulite e flacidez.
O equipamento, que contém múltiplas agulhas bem finas, tem dupla ação. À medida que perfura a pele superficialmente, o aparelho introduz os ativos necessários diretamente no tecido, acarretando melhores resultados.
Existe a idade certa para iniciar os procedimentos em uma clínica de estética corporal e facial?
Não há uma idade específica para começar os tratamentos em uma clínica de estética corporal e facial. Então, o ideal é prevenir ou iniciar os procedimentos estéticos ao primeiros sinais de envelhecimento.
Portanto, é importante sempre buscar atendimentos especializados, de preferência, com uma dermatologista em Belém, que avaliará as necessidades e características de cada paciente.
Mas, afinal, quais tratamentos são indicados para cada faixa etária?
Embora não seja uma regra, podemos elencar alguns procedimentos de beleza e dermatológicos, recomendados conforme a idade cronológica, tanto para prevenir quanto corrigir imperfeições.
Veja os principais tratamentos que uma clínica de estética corporal e facial pode oferecer em função da faixa etária:
- A partir de 25 anos: fase em que começa a queda natural de antioxidantes no organismo, favorecendo o surgimento de linhas de expressão facial e manchas de sol. É comum a indicação de toxina botulínica e laser para clareamento, por exemplo.
- 30+: é normal o aparecimento de olheiras em razão da absorção de gordura ao redor dos olhos. Recomendam-se preenchedores, laser e Usg microfocado.
- 40+: época em que aumenta a perda óssea facial e flacidez. Os tratamentos mais empregados: bioestimuladores de colágeno; ultrassom microfocado; preenchedores; lasers de rejuvenescimento; e peeling.
- 50+: com sinais mais severos do avançar da idade, como pele extremamente seca e musculatura da face mais rígida, são aconselhados bioestimuladores de colágeno; ultrassom microfocado; preenchedores; lasers de rejuvenescimento; e peeling, com uma maior frequência.
Saiba como escolher o procedimento ideal em uma clínica de estética corporal e facial
Na hora de escolher o tratamento ideal em uma clínica de estética corporal e facial, é importante seguir alguns passos. Apesar de não haver uma fórmula mágica, aqui vão três dicas essenciais para evitar erros:
1. Identifique suas expectativas: reconhecer suas necessidades e saber quais resultados podem ser alcançados fazem parte do processo para uma melhor decisão. Se sua intenção for combater a gordura localizada, por exemplo, busque por um procedimento específico.
2. Tempo de resposta: você deve saber qual é a sua disponibilidade tanto financeira quanto na urgência do tratamento. Certos procedimentos surtem os efeitos desejados quase que instantaneamente, enquanto outros demoram a ser percebidos ou necessitam de mais sessões.
3. Tolerância: a pessoa deve conhecer bem seus limites emocionais e as restrições médicas. Caso tenha medo de agulha, por exemplo, pense em outras alternativas menos invasivas. Ou se tiver alergia a alguma substância, os profissionais de dermatologia ou estética devem ser avisados, para que possam oferecer protocolos seguros e eficientes.
A saúde deve estar sempre em primeiro lugar, portanto, busque especialistas certificados e experientes, como uma dermatologista renomada de Belém. Além do mais, a clínica de estética corporal e facial escolhida deve ser bem estruturada com recursos tecnológicos de ponta e medidas padronizadas de segurança e higiene.
O que uma boa clínica de estética corporal e facial precisa oferecer?
Neste artigo, elencamos o que uma clínica de estética corporal e facial completa deve oferecer para realçar sua beleza sem a necessidade de cirurgias. Com o aumento das opções de tratamentos e de clínicas, escolher com cuidado é vital.
A seguir, separamos alguns fatores cruciais para selecionar uma clínica eficaz, segura e alinhada aos seus desejos. A escolha certa é essencial para resultados ótimos e seguros. Portanto, avalie sempre critérios importantes para agendar seu procedimento com confiança, preferencialmente, com profissionais capacitados e experientes, procurando sempre uma dermatologista renomada de Belém ou de qualquer outra cidade.
1. Estrutura com alto padrão de higiene e segurança
Antes de agendar seu procedimento estético, é essencial conhecer a estrutura da clínica escolhida. A saúde é tão crucial quanto a beleza, tornando a higiene do local fundamental. Durante sua visita, verifique se a clínica segue as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e práticas de biossegurança.
Mesmo com recomendações, formar sua própria concepção é vital. Por isso, certifique-se de que os equipamentos e materiais sejam higienizados e desinfetados diariamente.
Além do aspecto da limpeza, garantir a entrega das promessas da clínica envolve ter equipamentos adequados. Cada aparelho deve ser original e destinado a usos específicos. Eles devem ser homologados e aprovados pela Anvisa.
A escolha de uma clínica de estética corporal e facial de alta qualidade está diretamente relacionada também à segurança. Por isso, evitar imprevistos e resultados indesejados é fundamental. Confira algumas questões que devem ser observadas na hora da checagem:
- Adoção de práticas sanitárias que afastem possibilidades de contaminações e infecções.
- Uso de luvas e máscaras descartáveis para cada cliente são obrigatórias.
- O ambiente deve ser limpo, os profissionais bem paramentados.
- Equipamentos autorizados e liberados com o selo de segurança da Anvisa.
Entretanto, se o espaço parecer improvisado, procure outras alternativas. Sua escolha deve garantir bem-estar e confiança.
2. Profissionais qualificados e experientes
Avaliar a competência dos profissionais da clínica é primordial. Alguns procedimentos, por exemplo, o preenchimento com ácido hialurônico, exigem habilitação. Desse modo, para preservar sua saúde, é importante verificar a formação profissional antes de qualquer tratamento estético, seja de harmonização facial ou outra técnica para rejuvenescer.
Por isso, todos os profissionais do estabelecimento, entre dermatologistas, esteticistas e auxiliares, devem passar por um processo seletivo rigoroso, garantindo a qualidade do atendimento.
Outro ponto favorável que precisa ser checado é se a clínica disponibiliza uma abordagem multiprofissional para uma experiência completa e otimizada.
3. Clínica de estética corporal e facial com boas referências
Ao optar pela clínica de estética corporal e facial ideal, é essencial iniciar com uma base sólida de informações provenientes de referências e feedbacks. Assim, comece sua jornada examinando opiniões de outros clientes em plataformas de mídia social e sites relevantes. Ao explorar comentários e avaliações daqueles que já tiveram experiência com os serviços, você obtém uma visão valiosa do que esperar.
Ademais, é prudente recorrer às indicações de amigos, familiares e especialistas na área de saúde. Caso alguém tenha passado recentemente por um procedimento estético, investigue onde essa experiência positiva ocorreu, proporcionando a você um caminho confiável.
No contexto de um contato inicial com uma clínica em potencial, aproveite a oportunidade para avaliar o nível de atendimento oferecido. Esse aspecto primário reflete frequentemente a qualidade do serviço que está por vir, portanto, preste atenção nisso.
4. Qualidade e eficácia dos tratamentos estéticos
Para ter certeza da integridade da clínica, é imperativo verificar a segurança e eficácia dos tratamentos oferecidos. Além de garantir que os dispositivos usados sejam aprovados pela Anvisa, conforme já citado, é prudente investigar se a clínica mantém uma programação regular de manutenção e prevenção para sua utilização.
Geralmente, as clínicas em destaque são aquelas que abraçam a inovação tecnológica. Nesse sentido, é aconselhável optar por uma clínica de estética corporal e facial que disponha de tratamentos de última geração e comprovadamente eficazes. Por isso, é essencial avaliar a base científica que sustenta cada tratamento.
Então, visualize a situação hipotética: você reserva várias sessões para um tratamento, enfrenta desconforto ao longo do processo e, no desfecho, não alcança os resultados desejados. Essa circunstância é, sem dúvidas, frustrante. Portanto, é necessário buscar uma validação científica para cada procedimento.
Conduza uma pesquisa sobre o tratamento em questão, analisando a existência de especialistas renomados associados, seu processo de desenvolvimento e respaldo científico. Além de determinar sua eficácia, essa abordagem concede conhecimento sobre questões de segurança e evita danos à saúde.
Também é importante destacar que ter acesso a marcas e tratamentos consolidados no mercado também diminui os riscos à saúde e aumenta as chances de sucesso. Citamos alguns abaixo:
- O bioestimulador Sculptra, substância injetável biocompatível composta pelo ácido poli-L-láctico (PLLA), aplicada para o rejuvenescimento da pele.
- O laser Lavieen de Thulium não ablativo, trata rugas, melasma, lesões pigmentares, poros dilatados, cicatrizes de acne, manchas no rosto e corpo, dermatite, estrias, rosácea e até queda de cabelos, além de ajudar em pós-operatórios. (remover
- O ultrassom microfocado Liftera, conhecido como lifting sem cortes, que estimula o colágeno.
- A MMP, que é a microinfusão ou microagulhamento de medicamentos na pele, pode ser usada contra calvície, queda de cabelo e outros problemas.
Portanto, o ideal é escolher protocolos que já tenham sido amplamente testados e possuam eficácia comprovada.
5. Conveniência e atrativos na clínica de estética corporal e facial
Ao levar em conta os fatores listados a seguir, você estará melhor preparado(a) para selecionar uma clínica de estética corporal e facial que atenda às suas necessidades e expectativas:
- Localização prática: opte por clínicas próximas à sua casa ou ao trabalho, quando possível, e com estacionamento e acessibilidade.
- Flexibilidade de horários: com sessões compatíveis com sua rotina, desde que cumpram os acordos.
- Modos de agendamento: com diversas opções de contato, como WhatsApp e aplicativos de marcação, para maior praticidade.
- Variedade de tratamentos: com ampla gama de tratamentos, para economizar tempo de busca e contar com profissionais confiáveis.
- Prazos de pacotes: verifique a validade de pacotes, visando garantir que você possa usufruir dos tratamentos de acordo com suas preferências e evitar perdas.
Também fique em alerta quanto aos preços muito baixos com estas três dicas:
- Avaliação de preço: reconheça que qualidade envolve custos mais elevados, incluindo profissionais, equipamentos e produtos de qualidade.
- Alerta: desconfie de preços extremamente abaixo da média, pois isso pode indicar baixa qualidade nos procedimentos e produtos utilizados.
- Pesquisa confiável: procure comparar em fontes confiáveis, para entender as técnicas e suas faixas de preço.
Medicina estética X clínica de estética corporal e facial: entenda suas particularidades
Agora, vamos abordar as particularidades a respeito da medicina estética e da clínica de estética corporal e facial. A medicina estética concentra-se em tratar uma variedade de imperfeições na pele, abrangendo desde cicatrizes até acúmulos de gordura. Para além de sua abordagem rejuvenescedora, ela se dedica a prolongar a vida de maneira saudável.
Essa prática requer um médico especializado, cujo treinamento, muitas das vezes, é obtido por meio de especializações e residências disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante cerca de 3 anos de estudo. Se formos contabilizar o tempo de formação médica, o dermatologista passa por, no mínimo, 9 anos de estudos para chegar a ser um especialista reconhecido por entidades médicas renomadas. A dermatologia e a medicina estética tem como alvo central conferir bem-estar e satisfação ao paciente, oportunizando melhorias estéticas e correções de irregularidades pertinentes, além de melhora global de vários aspectos da pele, cabelos e/ou unhas.
Por sua vez, a clínica de estética também compartilha o objetivo de promover o bem-estar e contentamento ao paciente, buscando aprimoramento de aspectos de sua aparência e resolvendo irregularidades.
A diferença entre a medicina estética e a clínica de estética reside na profundidade da especialização e no profissional envolvido. Enquanto essa última pode ser dirigida por profissionais de outras especializações voltadas para a estética, a medicina estética exige uma formação médica e um nível mais aprofundado de conhecimento, envolvendo mais tempo de capacitação.
Portanto, as escolhas de especialização no campo estético abrangem diversos níveis de dedicação, oferecendo os melhores cuidados aos pacientes.
Avaliação estética: tudo o que acontece em uma clínica de estética corporal e facial
A avaliação estética é o ponto de partida da primeira consulta do paciente em uma clínica de estética corporal e facial. Nesse momento, o profissional explora os desejos e necessidades do paciente, além de analisar aspectos do histórico de saúde que podem influenciar no tratamento.
Para isso, preenche-se uma ficha de anamnese, que reúne informações fornecidas sobre o paciente. Além disso, certos exames físicos podem ser realizados, com o intuito de avaliar a condição da pele e determinar quais tratamentos podem ou não atingir os resultados desejados.
Sua importância
A avaliação estética é um procedimento padrão capaz de proporcionar segurança tanto ao profissional quanto ao paciente antes de qualquer procedimento. Essa conduta é crucial na área da estética, pois auxilia o profissional a decidir quais procedimentos oferecer, identificando problemas e garantindo um plano de tratamento seguro e eficaz.
Ao analisar fatores, como alergias e contraindicações, essa avaliação serve como base sólida para o desenvolvimento de um plano que orienta os resultados em direção aos objetivos almejados.
Passo a passo da avaliação em uma clínica de estética corporal e facial conceituada
A avaliação estética é um processo indispensável que ocorre em toda boa clínica de estética corporal e facial. Ela é dividida em três etapas principais:
1. Anamnese: é uma entrevista que o(a) dermatologista ou esteticista conduz para entender as necessidades e desejos do(a) paciente. Ela é essencial para identificar o tratamento mais adequado, proporcionando um diagnóstico seguro.
2. Exame físico: avalia aspectos corporais relacionados aos procedimentos estéticos planejados. Ele é dividido em três tipos: avaliação facial, capilar e corporal. Cada uma delas consiste em compreender diferentes fatores das áreas a serem tratadas, como saúde da pele, saúde capilar e análise do biotipo corporal.
3. Registro fotográfico: também conhecido como fotodocumentação, envolve o registro fotográfico de todas as etapas do tratamento estético. Essas imagens servem como apoio para o planejamento, execução e acompanhamento da evolução do(a) paciente. São especialmente úteis para a avaliação de resultados, incluindo a comparação antes e depois do tratamento.
Essas fases, quando seguidas de maneira adequada, fornecem ao profissional informações valiosas para criar um plano de tratamento personalizado.
Avaliações no rosto, na saúde capilar e no corpo
Confira como funciona cada tipo de avaliação oferecida por uma clínica de estética corporal e facial completa:
1. Avaliação estética facial: um rosto é exposto a fatores externos e reações físicas e emocionais expressas. Dado o seu papel central, uma avaliação minuciosa é essencial. Isso envolve métricas de saúde da pele e protocolos, como escala de Fitzpatrick, sistema de Baumann e MelasQoL.
2. Avaliação estética capilar: os cabelos são uma parte fundamental da identidade cultural. Nesse âmbito, os dermatologistas identificam afecções nos fios e couro cabeludo, essenciais para a terapia capilar. Isso permite a análise de possíveis alterações e patologias no couro cabeludo do(a) paciente.
3. Avaliação estética corporal: tratamentos corporais exigem uma avaliação profunda, já que afecções frequentemente coexistem. Aqui, o profissional de Dermatologia ou Estética compreende o biotipo do(a) paciente e avalia áreas a serem protegidas, incluindo medidas preventivas. Além disso, há avaliações laboratoriais quando necessárias, para garantir respostas celulares adequadas ao objetivo do tratamento.
3 vantagens incontestáveis de fazer a avaliação em uma boa clínica de estética corporal e facial
A avaliação estética traz vários benefícios, sobretudo, para a qualidade dos procedimentos e atendimentos de toda clínica de estética corporal e facial bem-sucedida. Alguns dos principais são:
1. Resolução de dúvidas: a partir de conversas francas, o(a) profissional compreende os desejos do(a) paciente e esclarece suas dúvidas, resultando em um plano de tratamento mais adequado.
2. Estrutura do tratamento: com base nas informações coletadas, pode-se escolher tratamentos de forma mais precisa, garantindo os efeitos desejados.
3. Tratamento individualizado: permite que o protocolo de tratamento seja adequado às necessidades específicas de cada paciente, culminando em procedimentos mais personalizados.
Autoestima: forte aliada da clínica de estética corporal e facial
Cuidar da beleza é uma parte essencial para uma autoestima equilibrada, que pode ser resgatada ou elevada em uma clínica de estética corporal e facial responsável e comprometida com o bem-estar físico, emocional e psicológico do indivíduo.
Embora existam estereótipos de beleza comuns, sua verdadeira valorização vem do reconhecimento dos pontos fortes individuais. A pergunta é: estar dentro desses padrões é suficiente para se sentir realmente bem?
Ao aceitar que toda beleza é única e considerar tratamentos estéticos, seja em um processo de rejuvenescimento ou de harmonização facial, você está permitindo um toque autêntico que ajuda a revelar sua essência genuína. A prioridade deve ser sempre você ficar satisfeita com o resultado.
Pois a estética não trata apenas de vaidade, mas de construir autoestima. Os procedimentos estéticos de toda clínica de estética corporal e facial de referência oferecem pequenas mudanças que ajudam a realçar a beleza natural, tornando-se um investimento em sua autoconfiança e qualidade de vida.