Colágeno: tudo o que você precisa saber sobre os tratamentos estéticos que o estimulam. 

Microagulhamento para estimulo do colágeno - Dra. Sarah Brasil dermatologista e esteticista de Belém - PA

Correspondente a 25% da proteína existente no corpo humano, o colágeno é responsável pela firmeza e elasticidade dos tecidos, entre outras funções. Não é à toa que essa proteína se tornou a queridinha dos consultórios de dermatologistas e de toda boa clínica de estética. Isso porque ela está ligada diretamente à saúde e beleza do maior órgão do corpo, que é a pele, bem como a queratina e a elastina.

No entanto, com o processo de envelhecimento natural da pele, há uma queda na produção dessa substância, provocando flacidez, rugas e linhas de expressão. Além disso, para a boa absorção da proteína e a manutenção da qualidade do tecido cutâneo, são necessários alguns cuidados, como a presença adequada de vitamina C no organismo.

Neste artigo, abordaremos os principais tratamentos estéticos que estimulam a proteína oferecidos pela Medicina Estética Avançada, além de outras medidas de prevenção contra o envelhecimento precoce. Mas, antes de tudo, é preciso entender quais são as propriedades da proteína em questão. Acompanhe a seguir.

Entenda as funções do colágeno no organismo

Há diversos tipos de colágeno no nosso organismo que desempenham variadas funções. Além de oferecer sustentação, hidratação e jovialidade à pele, essa substância tem outros benefícios:

  • Previne desgastes nas articulações, principalmente para atletas.
  • Auxilia no tratamento de reumatismos, como artrite reumatoide e artrose.
  • Fortalece os ligamentos, tendões e cartilagens.
  • Ajuda a sustentar os órgãos.
  • Coopera para a boa cicatrização de feridas e cortes no tecido cutâneo.

Vale reforçar que garantir a quantidade suficiente dessa proteína no organismo ajuda a proteger os ossos e a cartilagem das articulações, evitando-se impactos e possíveis danos ao indivíduo. Isso assegura que a pessoa consiga manter sua capacidade de mobilidade.

Tratamentos que favorecem a formação de colágeno

Com o avançar do tempo, o corpo precisa da reposição do colágeno. A partir dos 30 anos, já é possível notar uma queda da substância presente naturalmente no organismo, especialmente, na face, que é mais sensível e sofre bastante com a exposição solar. 

Na fase dos 50 anos, a redução da proteína fica ainda mais perceptível para o público feminino. Sua queda é acelerada devido à diminuição hormonal desencadeada pela menopausa.

Por isso, para amenizar os efeitos prejudiciais da perda dessa substância, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aconselha que, a partir de 25 anos de idade, a pessoa esteja atenta à mudança dos níveis de produção, que são visíveis, especialmente, na pele.

Além de adotar hábitos saudáveis de alimentação, a prática de atividades físicas e alguns protocolos de skincare, é fundamental que a substância seja reposta por meio de suplementação e procedimentos estéticos que estimulem sua produção.

Neste artigo, mostraremos os tratamentos mais recomendados por especialistas de Dermatologia e Estética Avançada, que possuem eficácia comprovada tanto para a saúde da pele quanto para o rejuvenescimento desejado. 

A partir de agora, explicaremos quais são os bioestimuladores injetáveis mais procurados no mercado, entre eles: Sculptra, Radiesse e Ellansé. Também separamos as melhores tecnologias que promovem a estimulação da referida proteína e, consequentemente, a restauração dos tecidos.

Profissional iniciando tratamento de colágeno - Dra. Sarah Brasil dermatologista e esteticista de Belém - PA

Sculptra: capaz de aumentar a produção de colágeno em até 400%

Esse bioestimulador usa ácido poli-L-láctico, com foco no aumento da produção de colágeno em até 400% e no combate à flacidez em diversas partes do corpo. A tecnologia de origem não animal ainda é capaz de diminuir as marcas do rosto, como rugas, sulcos e linhas de expressão, e tratar a celulite.

A substância biocompatível e biodegradável pode atuar estimulando a presença das células chamadas fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno no rosto, nos braços, no abdômen, nas coxas e nos glúteos. 

Sculptra é inserido em camadas profundas do tecido cutâneo após anestesia tópica, normalmente, entre 2 e 4 sessões programadas no intervalo de 30 a 60 dias. Depois da primeira aplicação, o paciente pode perceber um pequeno inchaço que gera um efeito de lifting temporário. Após o edema ser absorvido, a face volta ao normal. A partir de 2 meses da segunda sessão, pode-se notar o resultado. 

A técnica é recomendada tanto para homens quanto mulheres que apresentam algum grau de flacidez, em especial, na melhor idade. Também é indicada para quem tenha observado perda de volume da face, como atletas e praticantes de corrida. 

Todavia, o tratamento é contraindicado nos seguintes casos:

  • Preenchimentos faciais permanentes.
  • Espinhas e processos inflamatórios ou infecciosos no local de aplicação da pele.
  • Gravidez.
  • Lactação.

Radiesse

O Radiesse é um gel que provoca a produção de colágeno, eficiente no combate às rugas e à flacidez. Sua aplicação acontece por meio de injeções extremamente finas e indolores. Normalmente, o produto é diluído com anestésico injetável.

Esse bioestimulador possui efeito imediato, quando o intuito é dar maior projeção ao rosto. Porém, se o objetivo for estimular a proteína responsável pela sustentação dos tecidos, o resultado pode ser percebido após 30 dias de cada sessão. Em geral, os efeitos podem durar entre 12 e 18 meses, variando conforme as características individuais.

O procedimento é indicado para quem pretende melhorar o contorno da face, repor volume perdido e combater a flacidez facial e corporal. 

Entretanto, o tratamento é desaconselhado em situações de:

  • Infecção aguda de qualquer natureza.
  • Indivíduos com implante no rosto ou que se submeteram à injeção de metacrilato (preenchedor permanente).

Ellansé

Esse tipo de preenchedor tem efeito rápido, propiciando mais volume ao rosto devido à sua perda natural de gordura, além de um aspecto firme, viçoso e saudável da cútis. As injeções podem ser realizadas em distintas camadas: no periósteo, membrana de tecido conjuntivo fibroso; subcutânea; e subepidérmica. Basta uma aplicação, diferentemente do que ocorre em outros tratamentos. 

Seus resultados podem ser vistos em 3 meses e possuem longa durabilidade: até quatro anos. A duração dos efeitos depende da linha do produto selecionada. 

O bioestimulador Ellansé é altamente indicado para peles mais maduras e pessoas que passaram por um processo de emagrecimento severo, seja em virtude de flacidez facial ou corporal.

Contudo, o tratamento é contraindicado para:

  • Grávidas.
  • Lactantes.
  • Pessoas alérgicas aos componentes do produto.
  • Indivíduos com implantes, infecções ativas e distúrbios hemorrágicos.

Fios de PDO: fibras de colágeno biodegradáveis e bioestimulantes

Os fios de PDO ou fios de sustentação de polidioxanona, substância classificada como biocompatível, equivalem a um procedimento que estimula a produção de colágeno. Conhecido como “lifting sem cortes”, o método contribui para melhorar a sustentação da pele e pode ser usado em várias áreas do rosto e do corpo, incluindo pálpebras, papada e pescoço. 

O tratamento ocorre em consultório e utiliza apenas uma anestesia local, objetivando maior conforto durante a aplicação. A partir disso, as linhas fabricadas com fibras de colágeno biodegradáveis e bioestimulantes começam a tratar a pele gradativamente, incentivando a produção da proteína.

O processo, que dura entre 6 meses e 2 anos, de acordo com cada biotipo corporal, atua contra os sinais de envelhecimento, como marcas de expressão, bem como serve para tratar a flacidez do pescoço, dentre outras finalidades.

Porém, seu uso é totalmente desaconselhado para alguns grupos considerados de risco:

  • Indivíduos com problemas de coagulação, diabetes, hipertensão arterial ou outras condições autoimunes.
  • Gestantes.
  • Lactantes.

Sua aplicação também não é indicada para pacientes que apresentam estágios avançados de flacidez e envelhecimento, uma vez que, nessas situações, o tratamento mais apropriado seria a cirurgia plástica.

MMP: microagulhamento no combate à flacidez e ao envelhecimento da pele

A MMP (microinfusão de medicamentos na pele) é um tipo de microagulhamento utilizado a partir de um aparelho com múltiplas agulhas bem finas que perfuram a pele superficialmente, inserindo ativos diretamente nela. Entre as suas vantagens, podemos mencionar a capacidade de hidratar a pele e estimular o colágeno, que age contra a flacidez. 

A técnica também é ótima para tratar acne, cicatrizes, estrias e aspectos relacionados ao envelhecimento precoce. Outro grande benefício é sua função de suavizar a pigmentação de manchas no rosto, incluindo o melasma.

Mulher recebendo o procedimento de liftera - Dra. Sarah Brasil dermatologista e esteticista de Belém - PA

Liftera: o ultrassom microfocado digital de última geração que aumenta o colágeno

O aparelho Liftera é um modelo de ultrassom microfocado digital que realiza um tratamento não invasivo e bastante eficiente, favorecendo a produção de colágeno e facilitando a coagulação sanguínea. As ondas ultrassônicas conseguem alcançar todas as camadas da pele, assim como a membrana que recobre os músculos faciais.

Como toda clínica de estética facial e corporal bem conceituada, investimos em equipamentos de última geração, nesse caso, na versão do Liftera Advance. Esse é o aparelho mais moderno da linha, que oferece dois modelos de aplicadores: a exclusiva e inovadora caneta e o transdutor em linha.

Com sua alta intensidade dupla, é possível fornecer um tratamento potencializado em razão da opção de associação dos aplicadores. Por isso, sua aplicação é multifuncional e com maior precisão. Porém, a metodologia mais adequada é escolhida pela dermatologista, seja de Belém ou de outras cidades, que avalia cada paciente, conforme seu tipo de pele e formato da face.

O Advance permite terapias com mais ergonomia e flexibilidade para dermatologistas e total segurança e comodidade aos pacientes, com duas ferramentas:

  1. Tratamento de Difusão Térmica (TDT): a tecnologia anti-aging que reestrutura as fibras da proteína no tecido por meio da rápida irradiação do ultrassom em pontos estratégicos, sem prejuízos às camadas superficiais.
  2. Unidade Digital de Potência (UDP): controla digitalmente a maneira proporcional como a energia chega às camadas epiteliais, facilitando o nível de coagulação necessário. 

A união de ambas as tecnologias viabiliza tratamentos altamente eficazes para: reduzir a flacidez em geral, especialmente, a papada; modelar o rosto, afinando-o; e prevenir as indesejadas pálpebras caídas.

A radiofrequência como estimuladora do colágeno

Os procedimentos que empregam a radiofrequência contribuem bastante para a fabricação natural de colágeno. Isso porque o método transmite ondas de calor que aquecem os tecidos e estimulam a criação de novas fibras da proteína. Assim, o indivíduo conquista uma pele mais firme e sedosa.

Esse tipo de tratamento é recomendado para quem deseja cuidar do corpo e da pele em geral, combatendo a gordura localizada, rugas, flacidez e celulite.

A quantidade de sessões depende da área a ser tratada.

Laser CO2 fracionado

É um tratamento que provoca a remoção da camada superficial da pele e produz novas células. Desse modo, é possível incentivar o aumento do colágeno no corpo, deixando a pele com mais saúde e vigor.

A metodologia é indicada para pessoas que buscam eliminar ou amenizar as cicatrizes de acne e rugas e tratar a flacidez e olheiras.

Em geral, são necessárias de três a cinco sessões, para obter melhores resultados.

Lavieen: mais colágeno e efeito glow com o avançado laser de Thulium 

Com o revolucionário laser fracionado Lavieen, é possível criar um banco de colágeno e alcançar os efeitos do BB Cream, sem precisar de manutenção por muitos meses. Isso significa uma pele mais bonita e saudável, com efeito glow sem recorrer à maquiagem.

A tecnologia de resurfacing e rejuvenescimento da pele não ablativo, ou seja, que age na camada superficial do tecido de maneira menos agressiva, proporciona excelentes efeitos em baixo tempo de pausa. Assim, o laser atua entre as camadas superficiais e profundas do tecido, estimulando a coagulação da parte superior da derme. Nesse processo, o Lavieen causa microcrostas na superfície da pele, protegendo-a contra infecções e lesões.

Conhecido como o pioneiro laser de Thulium, 1927 nm, o recurso terapêutico com ponteiras cambiáveis possibilita uma regulação paralela da intensidade e duração da luz pulsada durante sua aplicação. Assim, podemos tratar:

  • Poros dilatados.
  • Rugas.
  • Lesões pigmentares.
  • Melasma.
  • Manchas no rosto e no corpo.
  • Dermatite.
  • Rosácea.
  • Queda de cabelo.

Bioenvelhecimento: saiba como preveni-lo com banco de colágeno e autocuidado

O banco de colágeno, que consiste em criar uma reserva por meio de estímulos externos dessa proteína no corpo, ajuda a prevenir contra o processo de envelhecimento precoce ou retardar os efeitos da idade. 

Quando a reserva natural da proteína no organismo se esgota ou cai drasticamente, é possível recorrer aos procedimentos dermatológicos ou estéticos, bem como à suplementação sob prescrição médica, para sua reposição. Assim, a substância será sintetizada gradualmente pelos fibroblastos ativos.

Portanto, os procedimentos apresentados neste artigo, como laser, radiofrequência e outros, têm papel essencial na ativação dessa proteína que diminui sua produção ao longo do tempo, em média, 1,5% ao ano. Vale lembrar também que a mulher possui menos conteúdo da substância no corpo em relação ao homem. 

Com essa perda natural, uma mulher de 50 anos, por exemplo, terá menos da metade do total dessa proteína no início da vida. Por isso, a derme tende a ficar mais fina e frágil com o passar dos anos.

Além desses recursos tecnológicos, é imprescindível cuidar da saúde e qualidade da pele por meio de medidas simples. Veja algumas dicas para sua manutenção diária:

  • Evitar exposição solar excessiva.
  • Aplicar filtro solar todos os dias.
  • Adotar uma alimentação saudável, rica em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais, como selênio e zinco, consumindo-se, por exemplo: salmão, castanha-do-pará ou tomate. Esses nutrientes possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.
  • Não fumar.
  • Manter uma rotina de skincare, incluindo produtos dermatológicos para cada tipo de pele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima